Pós-Graduação
Enfermagem em Urgência e Emergência e UTI “Dupla Certificação” | RTG Especializações 17 Nov 2018 Enfermagem em Urgência e Emergência e UTI "Dupla Certificação"
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Dupla certificação

Certificação internacional ACLS E BLS

Estágios em renomados hospitais, dentre outras práticas que diferencie o profissional do mercado de trabalho.

Visitas técnicas no SAMU e Upas, Cais dentre outros órgâos.

Estágio em UTI .

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

O objetivo do curso é capacitar o enfermeiro para um ambiente de trabalho assistencial em situações de Urgência, Emergência e UTI, centrado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Em que o tempo, a tomada de decisões, a liderança colaborativa e a capacidade, sustentada em conhecimentos técnicos e científicos, desenvolvam o respaldo ético, respeitando o paciente como cidadão em sua totalidade.

O enfermeiro que atua em Serviços de Urgência, Emergência e  Unidade de Terapia Intensiva, necessita ter conhecimento científico, prático e técnico, afim de que possa tomar decisões rápidas e concretas, transmitindo segurança a toda equipe e principalmente diminuindo os riscos que ameaçam a vida do paciente.

ESTRUTURA DO CURSO

Aspectos Éticos, bioéticos e organizacionais dos Serviços de Urgência, Emergência e UTI.

Farmacologia Aplicada em UTI.

Atendimento pré hospitalar e hospitalar.

Sistema Respiratório + Ventilação Mecânica.

Urgência e Emergências Clínicas.

Complicações neurológicas ao paciente crítico em UTI.

ACLS+BLS.

Metodologia do Ensino Superior.

Sistema Cardiovascular I.

Sistema Cardiovascular II.

Monitorização Hemodinâmica.

Urgências e Emergências Traumáticas e Politrauma.

Gestão e gerenciamento dos serviços de enfermagem na urgência, emergência e UTI.

Sistematização e Humanização da Assistência de Enfermagem.

Sistema Renal nas urgências, emergências e UTI.

Assistência de Enfermagem no Controle de Infecção Hospitalar, segurança do paciente e qualidade da assistência prestada na UTI.

Paciente crítico em Pós operatório de alta complexidade+ complicações hematológicas e Oncológicas.

Suporte Nutricional+ Sistema Metabólico, Sistema gastrointestina e endócrino em UTI.

Resgate Aéreo, Fisiologia Aeroespacial e Resgate Aquático.

Complicações ginecológicas+ Obstétricas+ Pediátricas.

Práticas em UTI.

COORDENAÇÃO
Jéssica Vieira Sales Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein-SP. Atuou como Enfermeira Supervisora da Emergência do Hospital Sírio Libânes-SP.
CORPO DOCENTE
Aline de Sousa Xavier Especialista em Nefrologia pelo CEEN-PUC. Especialista em Nefrologia Multidisciplinar pela UFMA. Responsável Técnica e Gerente de Enfermagem do Instituto de Nefrologia.
Carlos Henrique Duarte Bahia Mestrando em atenção à Saúde. Especialista em Urgência e Emergência.Especialista em Geriatria e Gerontologia.Diretor Geral do SAMU Macro Região Centro Oeste. Médico. Professor da Faculdade de Medicina PUC-GO.
Cristina Carvalho Póvoa F. de Oliveira Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Salgado de Oliveira. Coordenadora de Enfermagem da UTI HUMANA. Professora Universitária.
Daniel Jesus Mestre em Gestão e Desenvolvimento em Tecnologia pela PUC-GO.
Danielly Bitencourt Especialista em enfermagem em Urgência e Emergência PUCGO, Coordenadora Geral SAMU 192 Centro Sul Aparecida de Goiânia.
Fernanda Alves Ferreira Gonçalves Mestre Especialista em UTI e Ventilçao Mecânica pela UFG – GO. Especialista em Cardiologia pela PUC Goiás – GO. Enfermeira da UTI Cirúrgica do Hospital das Clínicas UFG.
Flávia Cristina Uliana Moreira Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Professora Universitária. Nutricionista Hospital São Francisco.
Gabriela Oliveira Mestre em Enfermagem pela UFG – GO.Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva OX/OGTI e HGG.
Hárisson de Abreu Pancieiri Especialização em Segurança Ambiental – Instituto de estudos Sócio-Ambientais – UFG. Especialização em Gestão de Pessoas – Universidade de Santa Catarina. Primeiro comandante e organizador do serviço de resgate pré- hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás na cidade de Goiânia;
José de Arimatéa Cunha Filho Doutor em Terapia Intensiva pela Sobrati. Especialista em Enfermagem em UTI pela FAC LIONS. Especislista dos Serviços de Saúde pela FAC LIONS. Especialista em Ventilação Mecânica pela PUC- GO.
Jéssica Vieira Sales Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade do Hospital Israelita Albert Einstein-SP. Atuou como Enfermeira Supervisora da Emergência do Hospital Sírio Libânes-SP.
Karla Mendes Especialista em UTI pela IBEED, Especialista em Resgate e Salvamento em Altura pela TNT Cursos e Treinamentos.
Lia Esther Correa de Paula Neiva Atualmente é enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e exerce a função de preceptora da Residência em Enfermagem Neonatal no mesmo hospital. Tem experiência na área de supervisão, assistência e Docência em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Materno-Infantil com aprofundamento em Enfermagem Neonatal e Intensiva-Neonatal.
Priscila dos Santos Junqueira Mestre em Enfermagem pela UFG. Integrante do Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos, com ênfase em Hepatites Virais (NECAIH-UFG). Professora Universitária.
Rafaela Boaventura Doutoranda em Enfermagem FEN/UFG. Mestre em Enfermagem FEN/UFG. Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP. Especialista em Terapia Intensiva pela PUC – GO.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;

Cópia Autenticada do RG;

Cópia Autenticada do CPF;

Cópia Autenticada do Titulo de Eleitor;

Duas fotos 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: Sendo: 20 meses presenciais
PRÉ-INSCRIÇÃO