Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações
Pós-Graduação
Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações 24 Ago 2018 Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Elaboração de Laudos Técnicos

Visitas técnicas em obras periciadas por profissionais atuantes no mercado

Estudo de Caso atualizados

Estudo da Norma NBR-15575

Estudo de inspeção Predial

Perícia em Edificações

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

Objetivos: Capacitar os profissionais graduados nas áreas de arquitetura e engenharia nas atividades de perícias.

Objetivos específicos: 

Fornecer conhecimentos para a atuação dos profissionais graduados nas áreas mencionadas para atuação nas áreas de pericias judiciais e extra judiciais. Fornecer aos profissionais das áreas envolvidas mais uma opção de

prestação de serviços no mercado de trabalho na atuação das pericias de arquitetura e engenharia com conhecimentos especializados no assunto, abrangendo informações técnicas e legais. O curso na ênfase de seu conteúdo programático, ressalta a  proposta de abordagem dentro do novo Código de Processo Civil, Código do

Consumidor, Código Civil e no estudo das manifestações patológicas das edificações. Procurou-se ainda abordar a elaboração de laudos técnicos como um trabalho técnico científico e a forma correta dos registros das peças periciais com conteúdo de um módulo que aborda a fotografia como prática destes registros, sendo estes registros há prova material mais contundente das ocorrências. Aborda ainda a NBR 13.752 Pericias de Engenharia na Construção Civil de forma sistemática,

aplicando os conceitos de objetivos, definições, elaboração de laudos. Visando ainda

uma maior amplitude das atuações periciais, incluindo módulos referente a Avaliação

de Imóveis Urbanos.

ESTRUTURA DO CURSO

Aspectos Técnicos e Legais aplicados à Periciais de Arquitetura e Engenharia;

Avaliação de Imóveis Urbanos;

Avaliação de Imóveis Urbanos – Aluguel e Desapropriação;

Desempenhos das Edificações das Edificações – Térmico e Acústico;

Direito e Engenharia Legal;

Elaboração de Laudos Técnicos;

Ensaios Tecnológicos;

Inspeção Predial;

Patologias dos Revestimentos;

Metodologia Cientifica;

Patologias Advindas do Projeto de Arquitetura;

Patologias das Alvenarias Estruturais;

Patologias das Esquadrias - Portas e Janelas;

Patologias das Vedações;

Patologias das Instalações Hidro-Sanitárias e Combate a Incêndio;

Patologias em Estrutura de Concreto;

Patologias em Estrutura Metálicas – Projeto e execução;

Pericia em Edificações I;

Pericias em Edificações II;

Auditoria Aplicada à Engenharia;

Aspectos Técnicos e Legais aplicados à Periciais de Arquitetura e Engenharia.

COORDENAÇÃO
Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações
Ana Cristina Rodovalho Reis Especialização em Avaliações em Pericias de Engenharia. Mba Executiva em Gerência de Projetos. Atuação profissional recente: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é diretora da REIS CAMPOS ARQ E ENG. LTDA, professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Perícias, atuando principalmente nos seguintes temas: norma 15.575, inspeção predial, sustentabilidade, avaliações e pericias e hidro-sanitário. Especialista em Avaliação e Pericia de engenharia com ênfase em construção civil, MBA em Gerencia Executiva de Projetos atuando em planejamento, controle e execução de obras.
CORPO DOCENTE
Ana Cristina Rodovalho Reis Especialização em Avaliações em Pericias de Engenharia. Mba Executiva em Gerência de Projetos. Atuação profissional recente: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é diretora da REIS CAMPOS ARQ E ENG. LTDA, professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Perícias, atuando principalmente nos seguintes temas: norma 15.575, inspeção predial, sustentabilidade, avaliações e pericias e hidro-sanitário. Especialista em Avaliação e Pericia de engenharia com ênfase em construção civil, MBA em Gerencia Executiva de Projetos atuando em planejamento, controle e execução de obras.
Camilla Pompêo de Camargo e Silva Mestrado em: Construção Civil, pela Universidade Federal de Goiás; Atuação profissional recente: Graduada pela Universidade Estadual de Goiás em 2008, mestre em Construção Civil, pela Universidade Federal de Goiás, em 2013, com a pesquisa " Indicadores de sustentabilidade ambiental na etapa de edificações multipavimentos & quot;. Experiência didática enquanto professora de projeto de arquitetura, conforto ambiental e sustentabilidade na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e UniEVANGÉLICA. Atua enquanto arquiteta e urbanista na cidade Goiânia com experiência principalmente nos seguintes temas: requalificação de edifícios, construção civil e construção sustentável.
Dalton Souza e Silva Especialista em Sistemas Estruturais com enfase em alvenaria estrutural. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sistemas Estruturais, projetista de alvenaria estrutural com experiência em várias obras comerciais, residenciais, autor do projeto de estrutura do Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Fabíolla Xavier Rocha F. Lima Mestrado em: Engenharia do Meio Ambiente (2007) pela Universidade Federal de Goiás – UFG;Doutorado em: Arquitetura e Urbanismo (2013) pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU UnB ;Atuação profissional recente: Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2003) pela Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, mestrado em Engenharia do Meio Ambiente (2007) pela Universidade Federal de Goiás - UFG e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2013) pelo Programa de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU UnB. Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás desde 2009, na disciplina Desenho Técnico e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2009, na Escola de Engenharia e atualmente nas disciplinas Projeto III, Tecnologia na Arquitetura e Urbanismo e Ensaio Crítico, pelo Escola de Artes e Arquitetura. Atua como Arquiteta Urbanista desde 2003, com experiência no desenvolvimento de projetos de Arquitetura, Urbanismo e projeto de Interiores. Em linhas de pesquisa, ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, nos seguintes temas: blocos de terra compactada (BTC) de solo-cimento, resíduos de construção, habitações de interesse social.
Gustavo Reis Campos MBA Executivo em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas;Atuação profissional recente: Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), MBA Executivo em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2012, disciplina Sistemas Estruturais I.Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos Estruturais de Concreto Armado e Construção Civil.
Marcelo Granato de Araújo Mestrado em: Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design. Tem experiência na área de Arquitetura e docência universitária atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, design, arte, geometria, desenho geométrico, desenho técnico, desenho arquitetônico, computação gráfica e patologia das construções.
Mauro Cesar de Silva e Brito Especialização em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1986) e mestrado em Engenharia Estrutural pela University of Alberta - Canadá (2007). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de edifícios, estrutura metálica, concreto armado, protendido e estrutura de pontes. É também professor de Estruturas no Departamento de Artes e Arquitetura - PUC Goiás desde 1985. Ministra as disciplinas: Sistemas estruturais I, Sistemas estruturais II e Sistemas estruturais III; Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo; Edifícios de múltiplos andares em aço.
Ricardo Veiga Especialização em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1998) . Atualmente é Auxiliar 3 da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Estruturas.
Roberto Cintra Campos Especialização em: Computação pela PUC Goiás.Mestrado em: Arquitetura pelo convenio MINTER - UFRGS/PUC-GoiásAtuação profissional recente: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: banca trabalho final de graduação, projeto de arquitetura, planejamento urbano e projeto comercial. Ministrando disciplinas de Informática aplicada a arquitetura e urbanismo, desenho técnico e projeto urbano e paisagístico. Mestre em Arquitetura pelo convenio MINTER - UFRGS/PUC-Goiás, com a dissertação: Não-lugares: Condomínios Horizontais Fechados em Goiânia de 1990-2006, em 10 de setembro de 2007. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, no período de 2007/2011. Cargo de Diretor do Departamento de Artes e Arquitetura da PUC-Goiás, de 24/fev/2011 até 10/Dez/2014. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, no período de Jul/2014 a Dez/2014. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, da Escola de Artes e Arquitetura, no período de Dez/2014 a Dez/2018.
Viviane de Souza Cruz e Silva Mestrado pela Universidade de Brasília, Departamento de Arquitetura FAU/UNB (2011) Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia, CECACE - V, pela Universidade de São Paulo, Departamento de Arquitetura FAU/USP (2005).
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Currículo;

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de : PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
Engenharia Clínica
Software UFC: Especialização em Infraestrutura Urbana, Perícia e Auditoria Ambiental
Palavra do Coordenador Fausto Carraro | Desempenho de Edificações
Palavra do Coordenador Ricardo Maranhão | Engenharia Clínica
Palavra do Coordenador Nélio Fleury | Engenharia de Segurança do Trabalho
Palavra do Coordenador Nélio Fleury - Engenharia de Energia
Palavra do Coordenador Ana Cristina Rodovalho
Palavra do Coordenador Nelson Siqueira Neto
Trincas em Imóveis | Dicas RTG
Economia de Energia | Dicas RTG
Ademaldo Cabral em
Amanda Beatriz indica | RTG Especialização
Eng. Fábio Julian (SANEAGO) | RTG ESPECIALIZAÇÃO
Phellipe Paiva indica | RTG Especialização
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 504 Horas Sendo: 01 final de semana por mês.
PRÉ-INSCRIÇÃO