BIM em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras | RTG Especializações
Pós-Graduação
BIM em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras | RTG Especializações 21 Set 2018 BIM em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Estender o conhecimento do profissional no que diz respeito às melhores e mais modernas técnicas disponíveis para execução com qualidade de todos os subsistemas que compõem uma obra e projeto de engenharia.

Aplicabilidade da Plataforma BIM em todo ciclo do Projeto e vida útil da edificação.

Formar gestores capazes de planejar e gerenciar empreendimentos e projetos de engenharia de qualquer porte atentos a todos os aspectos da legislação em vigor no Brasil aplicada à construção civil com foco na sustentabilidade e racionalização para melhor aproveitamento dos materiais além de serem capazes de atuar em pesquisas.

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

O Curso de Especialização BIM em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras pretende  contribuir com a formação de profissionais com conhecimentos específicos da área de  Gerenciamento de Projetos utilizando de forma prática a Plataforma BIM, em conjunto com o conhecimento técnico de execução de obras, que lhes permitam atuar em importantes empresas do ramo da construção civil, como gestores em empresas públicas, gerentes de projetos e com pesquisa primando pela ética, pela qualidade das obras de engenharia e pela valorização do cidadão.

ESTRUTURA DO CURSO

Gerenciamento de Escopo de Projetos Aplicados a Engenharia

Estudo de Viabilidade de Empreendimentos no Sistema BIM

BIM Modelagem 4D: Gerenciamento de Cronograma

BIM Modelagem 5D: processo de orçamentação e controle de custos

BIM Modelagem 6 D: Eficiência Energética

BIM Modelagem 7D: análise do ciclo de vida do projeto e a gestão das instalações

Gerenciamento de Aquisições e Riscos em Projetos

Sistema BIM para compatibilização de projetos I

Sistema BIM para compatibilização de projetos II

Gerenciamento da Qualidade e Integração de Projetos

Controle da Produtividade da Mão de Obra na Construção Civil

Resíduos na Construção Civil – Gerenciamento e Sustentabilidade

Aplicação de Ferramentas da Gestão da Qualidade em Canteiro de Obras

Metodologia do Trabalho Científico

Aplicação dos Princípios da Lean Construction para Racionalização da Produção

Patologias nas Edificações

Desempenho de Edificações NBR 15.575

Avaliação Pós-Ocupação do Empreendimento

Qualidade na Execução de Sistemas de Vedação e Revestimentos

Qualidade na Execução de Estruturas e Fundações

Qualidade na Execução de Instalações Hidráulicas Prediais

COORDENAÇÃO
BIM em Gerenciamento de Projetos e Qualidade de Obras | RTG Especializações
Wilson Marques Silva Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Fiscal de Obras e Gestor de Contratos da UFG. Consultor e projetista de Instalações Prediais Hidrossanitárias e Sistema de Combate ao Incêndio. Professor de graduação e Pós graduação.
CORPO DOCENTE
André Leyser Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. Atua como Engenheiro de Estruturas e Professor Universitário. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas atuando principalmente nos seguintes temas: Reforço estrutural, concreto armado, fibra de carbono.
Erik Silva David Mestre Desenvolvimento Regional pela ALFA. Especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente é empresário, sendo responsável pela empresa E&D Engenharia atuando nos seguintes temas: Desenvolvimento e Viabilidade de Projetos de Investimento, Gerenciamento da Implantação de Projetos de Investimento, Gestão Estratégica de Empreendimentos.
Fausto Carraro Mestre - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC Goiás), com mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (POLI-USP). Possui mais de 20 anos de experiência em obras de edificações, atuando como engenheiro civil, supervisor de obra, gerente da qualidade, consultor, auditor, palestrante e professor, com ênfase nos seguintes temas: gestão da qualidade, produtividade da mão-de-obra e desempenho nas construções. Atualmente, é professor de graduação no curso de Engenharia Civil na PUC Goiás e consultor da AF Qualità Consultoria e Treinamento Ltda.
Larsson Diogo Seabra Coelho Romagnoli Eng.º Civil com experiência em orçamento, planejamento e controle de obra. Sócio diretor da Toctec Atualmente trabalha no Grupo Toctao e também na implantação do BIM em construtoras e escritórios de arquitetura Membro do CONBIM-GO Possuí parcerias de pesquisa com PUC-GO, UNB e UFG todas envolvendo o BIM, entre elas: Aplicação do Lastplanner, planejamento de Curto Prazo e Norma de desempenho aplicado ao BIM.
Letícia Tardin Pratissoli Batista Arquiteta, especialista em Gestão de Obras Tecnologia e Qualidade da Construção e Especialista Master em Arquitetura. Arquiteta gestora na UNYT : Arquiteta de resultados. Atua no mercado há 7 Anos, elaborando projetos de arquitetura e interiores, além da atuação como professora de Revit e implementação do sistema BIM em empresas de Arquitetura e Engenharia. Profissional certificada pela autodesk no software Revit.
Marcus Edson Perito Judicial do TRT 18ª Região, Professor em cursos de Pós-Graduação Diretor Técnico da AGEST Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista e de Telecomunicações Hábil em direção administrativa e financeira Experiente com gestão de Recursos Humanos
Messias Reis da Silva Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Diretor PMI-Go. Professor Universitário.
Nielsen José Dias Alves Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. Professor de materiais de construção e Processo construtivo da Universidade Católica de Brasília e consultor na área de revestimento e concreto.
Rui Barbosa de Carvalho Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1995) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é juiz do trabalho - Tribunal Regional do Trabalho - 14 região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Direito do Trabalho.
Tatiana Jucá Professora do curso de Engenharia Civil da PUC Goiás desde 2014. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente é conselheira da Comunidade da Construção em Goiás, programa mantido pela Associação Brasileira de Cimento Portland e membro do Comitê Brasileiro da Qualidade ? CB-25 da ABNT . Tem formação em Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) como Lead Auditor ISO 9001:2008 (Registered BATALAS Limited - UK), Lead Auditor Gestão Ambiental NBR ISO14001:2004 (Registered STAT-A-MATRIX - USA), Auditora em Gestão da Responsabilidade Social NBR ISO16001:2004 e Auditora em Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS18001:2007. Possui Certificação na área de Construção Civil junto ao Registro de Auditores Certificados - RAC da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção - ABENDI. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão e Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: durabilidade das estruturas, gestão de projetos, sistemas de gestão integrada e desempenho das construções.
Thiago Ramos Amaral Mestre em M.S. in Construction Management, Philadelphia University, PHILAU, Estados Unidos. Atualmente gerente de Planejamento da Rodrigues da Cunha Construtora e Incorporadora. Conhecimento nas áreas de Engenharia Civil, arquitetura, gestão de empreendimentos e Projetos executivos, construções sustentáveis, Plataforma Bim, construção enxuta e norma de desempenho de edificações NBR 15575:2013.
Wilson Marques Silva Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Fiscal de Obras e Gestor de Contratos da UFG. Consultor e projetista de Instalações Prediais Hidrossanitárias e Sistema de Combate ao Incêndio. Professor de graduação e Pós graduação.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do Título de Eleitor;

Uma foto 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
Engenharia Clínica
Software UFC: Especialização em Infraestrutura Urbana, Perícia e Auditoria Ambiental
Palavra do Coordenador Fausto Carraro | Desempenho de Edificações
Palavra do Coordenador Ricardo Maranhão | Engenharia Clínica
Palavra do Coordenador Nélio Fleury | Engenharia de Segurança do Trabalho
Palavra do Coordenador Nélio Fleury - Engenharia de Energia
Palavra do Coordenador Ana Cristina Rodovalho
Palavra do Coordenador Nelson Siqueira Neto
Trincas em Imóveis | Dicas RTG
Economia de Energia | Dicas RTG
Ademaldo Cabral em
Amanda Beatriz indica | RTG Especialização
Eng. Fábio Julian (SANEAGO) | RTG ESPECIALIZAÇÃO
Phellipe Paiva indica | RTG Especialização
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 504 Horas
PRÉ-INSCRIÇÃO