Reabilitação Cognitiva | RTG Especializações
Pós-Graduação
Reabilitação Cognitiva | RTG Especializações 23 Nov 2018 Reabilitação Cognitiva
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Ao final do curso, tem-se como objetivos específicos que todos os alunos estejam habilitados para realizarem avaliações funcionais para implementação de programa de RC, delinearem a intervenção, mensurarem objetivamente o impacto desta e estabelecerem planos de acompanhamento longitudinal.

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

O curso tem como objetivo geral a capacitação para atuação área da RC, abarcando suas especificidades, favorecendo a consolidação da relação teoria – atuação clínica. Ao longo do curso, os alunos serão habilitados para atuarem na clinica da RC tanto com pessoas pós-lesões cerebrais adquiridas, quanto com transtornos do desenvolvimento psiquiátricos.

Receberão ainda formação especifica para trabalharem com distintos públicos alvo, desde crianças, adultos a idosos.

Público Alvo:

Graduados em terapia ocupacional, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Pedagogos e profissionais da área da saúde.

ESTRUTURA DO CURSO

Bases neuroanatômicas do funcionamento cognitivo, Funções Cognitivas e Modelos Clínicos para Reabilitação Neuropsicológica

Radiologia

Transtornos Neurológicos e Neuropsicologia

Psicopatologia dos Transtornos Psiquiátricos

Psicofarmacologia

Metodologia Cientifica

Princípios da Avaliação Neuropsicológica para estabelecimento do programa reabilitação neuropsicológica e Seminário Integrado I Domínios Cognitivos

Domínios Cognitivos: LINGUAGEM E PAC

Avaliação Neuropsicológica: Infância

Avaliação Neuropsicológica: Adultos

Avaliação Neuropsicológica: Idosos

Avaliação Funcional para Reabilitação – Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)

Seminário Integrado II

Fundamentos, Princípios e Raciocínio Clinico de Reabilitação Neuropsicológica

Reabilitação Neuropsicológica na Infância

Reabilitação Neuropsicológica do Adulto

Reabilitação Neuropsicológica do Idoso

Princípios de Terapia Cognitivo-Comportamental

Abordagem Familiar

Formulação de Plano de Intervenção, Acompanhamento Longitudinal e Mensuração de Resultados

Seminário Integrado III: Estudo de casos (aula prática)

COORDENAÇÃO
Reabilitação Cognitiva | RTG Especializações
Mara Suassuna Psicóloga Clínica e Organizacional graduada pela PUC- Goiás, Mestre em Psicologia pela PUC- Goiás, Pós Graduada em Administração de Empresas pela FAAP – SP, Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso – UFG, Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, escritora e palestrante de nível nacional. Atuação há mais de 25 anos na área da Psicologia tendo ocupado o cargo de Conselheira Efetiva por duas gestões no CRP-09, Professora Universitária de várias IES no Estado de Goiás.
CORPO DOCENTE
Aline Moreira Lucena Fonoaudióloga CRFa-4982/MG, GRADUADA em FONOAUDIOLOGIA pelo Unicentro Metodista Izabela Hendrix (2005). MESTRE em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). PÓS-GRADUADA em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC. Atualmente acompanha as atividades na Rede de Telessaúde de Minas Gerais - programa do Hospital das Clínicas (UFMG). Fundadora e membro da Associação Mineira de Deficit de Atenção (AMDA). Participa da equipe NEXUS clínica, intervenção cognitiva-comportamental.
Beatriz Baldivia Psicologa CRP-06/79494. Graduada em Psicologia pela UNESP- Bauru (2005), possui mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Deficiência Intelectual e Neuropsicologia no contexto hospitalar (atuou como Neuropsicóloga no Hospital Santa Marcelina de 2007 a 2011) e atualmente é psicóloga da Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC-FMUSP).
Beatriz Bittencourt Granjo Terapeuta Ocupacional CREFITO 3/ 1481-TO, Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), Especialização em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2001) e Mestrado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP/EPM.
Fabricia Quintão Loschiavo Alvares Terapeuta Ocupacional pela UFMG (2004), Especialista em Neuropsicologia pela FUMEC (2007), Mestre em Comportamento Motor pela UFMG (2010). Doutora em Neurociências pela UFMG e Universidade de Cambridge (Reino Unido) (2013), Membro da Word Federation of Neuropsychological Rehabilitation – WFNR e da The Society for Research in Rehabilitation (Grã-Bretanha) e Formação complementar (doutorado) no Instituto Oliver Zangwill – Reino Unido e experiência de atuação clínica no Raphael Medical Centre (Reino Unido).
Fernanda Lima Psicóloga CRP-06/89819, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC - FMUSP (2010). Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental CTC-VEDA (2013).
Letícia Fonseca Talarico Psicóloga CRP-04/22046, Psicóloga pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003), Especialização em Transtornos Graves na Infância e Adolescência: clínica, educação e saúde mental pela PUC BETIM-MG (2005). Participou do Training Camping na Hellinger Shuller (Alemanha) em 2014.
Maria Carolina Magalhães Castro Médica CRM-52000, Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Residência médica em psiquiatria pelo Hospital das Clinicas da UFMG (HC-UFMG). Mestranda do programa de Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da UFMG. Colaboradora do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG.
Maria de Fátima Silva Xavier Possui graduação em Pedagogia e Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia na área de avaliação psicológica – saúde mental pela Universidade São Francisco (USF) - Itatiba/SP. Atualmente é professora titular no curso de psicologia das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – FIEL.
Naraiana Tavares Psicóloga CRP-09/4850, Doutoranda, Mestre e Especialista.
Raphael Doyle Maia Médico CRM-56369, Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - ES / Residência em Neurologia no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - RJ / Aperfeiçoamento em Distúrbios do Movimento e Cognição na Universidade Federal de Minas Gerais – MG. Mestrado em andamento em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Thaís Machado Fonoaudióloga CRFa-10123/T, Fonoaudióloga Doutora em Linguística pela UFMG. Mestre em Ciências pela USP. Especialista em Linguagem pelo CFFa e em Gerontologia pela SBGG. Aprimoramento em Neurolinguística pela USP. Pesquisadora no ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da UFMG.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;

Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do diploma de graduação;

Cópia Autenticada do RG;

Cópia Autenticada do CPF;

Duas fotos 3x4.

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 480 horas.
PRÉ-INSCRIÇÃO