O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi pensado para desviar o tráfego pesado da BR-101, na região metropolitana da capital, aliviando o congestionamento. A obra começou em 2008 e já era para estar pronta desde 2012. Porém, só deve ser concluída em julho de 2024 – previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E apesar de ser um avanço significativo na infraestrutura nacional, especialistas questionam o real impacto da construção.
Infelizmente, a BR-101 tem desempenhado um papel crucial no aumento dos congestionamentos em Florianópolis. Sendo assim, esse problema se tornou um desafio de engenharia urbana e de mobilidade. Passou a ser urgente o gerenciamento do tráfego interno e externo da cidade. É nessa ideia que se baseia o projeto para a maior obra viária do Brasil.
Para a construção da maior obra viária do Brasil, incluindo o Contorno Viário da Grande Florianópolis, foi preciso a desapropriação de 1179 áreas, além de outras ações geotécnicas e de licenciamento ambiental de grande magnitude. Mesmo ainda faltando cerca de 10% para ser concluído, esse trabalho de engenharia já é considerado um marco para o desenvolvimento regional.
Serão cinco pontes, seis trevos, dois viadutos, quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível e 40 km de pavimentação. Com a nova rodovia, que deve ser operada a 100 km/h, integrando-se às rodovias estaduais SC 408 e SC 407.
A saber, esse megaempreendimento envolveu mais de 500 equipamentos e 3.000 funcionários, movimentando cerca de 9,5 milhões de metros cúbicos de terra. Uma unidade industrial foi estabelecida no canteiro, agilizando processos como beneficiamento de material pétreo, concretagem e produção de vigas.
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FONTE: ENGENHARIA 360