O que é BIM?
BIM é sigla para Building Information Module ou Modelagem de Informação da Construção. Hoje, esta forma de projetar é bastante explorada pela construção civil. Ela é usada para:
O BIM permite que diversos profissionais trabalhem juntos em um modelo compartilhado, aumentando a eficiência e reduzindo erros. Trata-se de uma tecnologia que também pode oferecer avanços para outros setores das engenharias, incluindo a Engenharia Ferroviária. E é claro que o Brasil precisa aproveitar esta grande ferramenta a seu favor, a favor da sua economia.
Oferece a possibilidade de simulação das construções. Mas, para isso, é claro, os projetistas precisam estar atualizados sobre técnicas de fundações, topografia, geometria, drenagem, e mais, sem contar as Normas Técnicas.
Adotando o sistema BIM para execução de projetos de Engenharia Ferroviária, com todas as informações agregadas aos modelos virtuais, obtém-se:
mais assertividade e previsibilidade;
projeções claras e seguras sobre cada projeto;
conexão de equipes;
melhor fluxo de trabalho;
redução de imprevistos e erros de compatibilidade;
redução de custos, incluindo de utilização de recursos;
otimização dos prazos;
aumento de produtividade;
dados em todo o ciclo de vida da obra, do planejamento, passando pelo projeto, construção e manutenção, até operação das linhas férreas;
maior transparência e confiabilidade dos processos, que são mais precisos de planejamento e controle;
maior qualidade às obras;
e eficiência na gestão e manutenção de ativos.