Chegou em Goiás, na última quinta-feira (8), a primeira remessa de trilhos que vão ser instalados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que vai ligar o município goiano de Mara Rosa a Vilhena, em Roraima.
Também na semana passada, o governador Ronaldo Caiado
(União Brasil) apresentou o projeto de lei que disciplina a implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE), que tem por objetivo facilitar a exploração do modal pela iniciativa privada.
“Vamos motivar parcerias para fazermos esses braços de áreas produtivas que precisam de um transporte modal muito mais compatível com a competitividade internacional, e mesmo no Brasil”, afirmou o governador.
A obra da Fico está sendo executada pela Vale S.A., por meio do investimento cruzado derivado da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Na remessa que chegou a Goiás estão 1,8 mil toneladas de trilhos para dar o arranque na superestrutura nas alças norte e sul de interligação da Fico com a Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Os trilhos que acabam de chegar são para o trecho de Mara Rosa a Água Boa, que terá 383 quilômetros de extensão e será construído a partir de contrapartida pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A previsão é de que sejam investidos R$ 2,73 bilhões e criados 46.112 mil empregos, entre diretos, indiretos e com efeito-renda.
Ferrovias estaduais
Para impulsionar o modal no Estado, o Governo de Goiás anunciou que irá criar o SFE. A minuta do projeto de lei foi apresentada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) durante workshop.
A intenção é desburocratizar a participação da iniciativa privada na criação de linhas férreas estaduais e atrair investimentos para Goiás, que já é a unidade da Federação com maior número de obras ferroviárias em andamento.
.
Fonte: Mais Goiás / Foto Goinfra