Desempenho de Edificações | RTG Especializações
Pós-Graduação
Desempenho de Edificações | RTG Especializações 28 Abr 2017 Desempenho de Edificações
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

Preencher a imensa lacuna da formação técnica de profissionais da construção civil e demais pessoas atuantes nesta indústria – arquitetos, engenheiros, técnicos e tecnólogos em edificações, construtores, incorporadores, corretores de imóveis, pessoas militantes no ramo imobiliário – capacitando-os na compreensão dos conceitos e princípios técnicos, permitindo-lhes adquirir o olhar técnico voltado ao desempenho das edificações, em todas suas atividades laborais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar a visão sistêmica do desempenho das edificações e os caminhos a serem percorridos para sua implementação.

  • Especializar todos os profissionais atuantes diretamente na construção civil e no ramo imobiliário nos conceitos e práticas de desempenho de edificações, de forma que incorporem definitivamente estes conceitos ao seu olhar técnico e às suas práticas diárias.

  • Fornecer uma base consistente de conhecimento teórico e prático sobre disciplinas de alta especialidade (desempenho térmico, acústico, manutenibilidade etc.), proporcionando a capacidade de analisar e tomar decisões sobre as mesmas.

  • Apresentar ferramentas e práticas de gestão capazes de sistematizar o cumprimento dos requisitos da norma de desempenho no dia-a-dia do profissional e da empresa.

  • Propiciar aos profissionais a oportunidade da análise prática dos conhecimentos adquiridos, analisando exemplos de casos reais em todas as disciplinas.

  • Capacitar os discentes a reconhecer as responsabilidades de todos os agentes da cadeia construtiva e os riscos envolvidos na não aplicação dos requisitos regulamentares e estatutários, podendo, desta forma, tomar melhores decisões.

  • Desmistificar muitas questões que vêm sendo equivocadamente divulgadas sobre a norma de desempenho, gerando custos desnecessários, não prioritários e ineficazes.

ESTRUTURA DO CURSO

Desempenho das edificações no mundo e no Brasil: das guerras mundiais à norma de desempenho (NBR 15575)

O Direito aplicado ao desempenho de edificações: responsabilidades, riscos e oportunidades

Normas prescritivas da construção civil

Métodos de Avaliação de Desempenho

Os usuários e a manutenção das edificações: NBR 5674, NBR 14037 e os Manuais de Uso, Operação e Manutenção

Projetos: como assegurar o atendimento à norma de desempenho

Sistemas da qualidade (ISO 9001, PBQP-H) e a norma de desempenho: do alto padrão às habitações de interesse social

Segurança estrutural da edificação e seus sistemas

Segurança contra fogo

Segurança no uso e operação

Estanqueidade

Desempenho térmico e lumínico

Desempenho acústico

Saúde, higiene e qualidade do ar

Conforto tátil, antropodinâmico e funcionalidade

Acessibilidade

Durabilidade e manutenibilidade

Desempenho de sistemas hidrossanitários

Adequação ambiental

Metodologia de Pesquisa Científica

COORDENAÇÃO
Desempenho de Edificações | RTG Especializações
Fausto Carraro Mestre - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC Goiás), com mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (POLI-USP). Possui mais de 20 anos de experiência em obras de edificações, atuando como engenheiro civil, supervisor de obra, gerente da qualidade, consultor, auditor, palestrante e professor, com ênfase nos seguintes temas: gestão da qualidade, produtividade da mão-de-obra e desempenho nas construções. Atualmente, é professor de graduação no curso de Engenharia Civil na PUC Goiás e consultor da AF Qualità Consultoria e Treinamento Ltda.
CORPO DOCENTE
Abel Torreal Especialista - Graduado em Tecnologia das Construções pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (atual IFG) e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. 15 anos de experiência no mercado da construção, atuando como Gerente Técnico-Comercial da Impercia Atacadista Ltda., bem como palestrante, educador e consultor técnico em procedimentos e especificações de componentes e elementos para proteção dos diversos sistemas das edificações, tanto preventiva (projeto e execução) como corretivamente (reparos), destacando-se impermeabilizações, aditivos, adições minerais e sintéticas para pisos e estruturas de concreto armado, isolamentos térmicos, materiais para reparo estrutural, selantes plásticos e elásticos. Atualmente, é diretor da Abel Torreal Soluções Técnicas, atuando na área de referência.
Augusto Fernandes Especialista - Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Pós-graduado em Construções Sustentáveis pelo IPOG. Experiência profissional como consultor e palestrante na área de acessibilidade. Ex-conselheiro e coordenador do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do CREA-GO. Colaborador nas revisões 2004 e 2015 da ABNT NBR 9050. Vencedor do Concurso CREA-GO Meio Ambiente – Calçada Consciente. Coordenador de Acessibilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Comitê Organizador dos Jogos Rio2016.
Fabiana Curado Especialista -Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília(2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acústica Arquitetônica.
Fábio Carraro Especialista - Graduado em Administração Pública e em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás, graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás, graduado como Técnico em Transações Imobiliárias pela SEE/GO, especialista em Docência Superior pela FacLions, especialista em Administração Legal para Advogados pela FGVLaw/SP. Membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, membro da Comissão de Acompanhamento Forense – CAF/OAB-GO, empresário no ramo da construção civil no Brasil e nos EUA, advogado e sócio do escritório Carraro Advogados Associados.
Juliana Sabbatini Especialista - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Diretora da SABBATINI INTERIORES, especializada em detalhamento de edifícios residenciais e comerciais conforme requisitos normativos da ABNT. Atua como membro do Subgrupo do GT Oficina da Norma de Desempenho, do SINDUSCON-GO desde set/2014. Executou detalhamento executivo de interiores de obras em vários Estados para diversas construtoras, dentre as quais Elmo Engenharia, Construtora Rodrigues da Cunha, Construtora Canadá, HF Engenharia, Plainar Engenharia, Consciente Construtora, Urban Incorporações.
Juliano Otero Araújo Mestre -Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1995) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente desenvolve tese de doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. Trabalha como auditor líder de Sistemas de Gestão da Qualidade do Instituto de Certificação Qualidade Brasil e consultor para implantação e manutenção de Sistemas Integrados de Gestão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.
Leônidas Albano da Silva Junior Doutor Arquiteto e Urbanista pela Universidade Católica de Goiás, (Brasil, 2003) e Técnico Industrial em Edificações pelo Centro Federal de Tecnologia de Goiás, (Brasil, 1998). Em 2007, concluiu o Mestrado em Integração de Energias Renováveis na Arquitetura na Fundación Politécnica de Catalunya, Barcelona (Espanha) e em 2008, obteve o Diploma de Estudos Avançados pela ETSA Barcelona, Universitat Politècnica de Catalunya (España). Como arquiteto, colaborou em diferentes escritórios e empresas do Brasil e da Espanha, com projetos em diferentes países da Europa, África Mediterrânea e América Latina, atuando em: projetos de arquitetura e sistemas; design gráfico; consultorias em temas de sustentabilidade, conforto ambiental, eficiência energética e energias renováveis. Atualmente, atua como arquiteto-consultor junto ao Instituto do Ambiente Construído e como docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É conselheiro titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (2012-2017) e co-organizador do Urban Living Lab.
Marina de Oliveira Campos Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília e mestrado em Engenharia civil pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Diretora de Qualidade da Carlos Campos Consultoria e Construções Limitada. Atua principalmente na área de controle tecnológico de materiais da construção civil, solos e rochas e na área de sistema de gestão da qualidade. Tem experiência em ensaios de concreto, argamassa, rochas e desempenho de componentes, elementos e sistemas construtivos.
Rogério Gama Peres Doutor - Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques(1984), especialização em Técnico em Transações Imobiliárias pelo Centro Educacional de Niterói Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento Profi(1995). Atualmente é Engenheiro Civil da Furnas - Centrais Elétricas S/A. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas:Fogo, Resistência, Porta Corta-fogo, Saidas de emergência, Durabilidade e Resistência Mecânica.
Vivian Rodrigues Consultora pessoal para micro e pequenas empresas. Diretora Adjunta Administrativa e Finanças do PMI Goiás MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) PAEX pela Fundação Dom Cabral (FDC) Certificada como profissional PMP pelo Project Management Institute. Engenheira Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
Wilson Marques Silva Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Fiscal de Obras e Gestor de Contratos da UFG. Consultor e projetista de Instalações Prediais Hidrossanitárias e Sistema de Combate ao Incêndio. Professor de graduação e Pós graduação.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;

Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Históirico e Diploma de graduação;

Cópia Autenticada do RG

Cópia Autenticada do CPF;

Cópia Autenticada do Titulo de Eleitor;

Duas fotos 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
Engenharia Clínica
Software UFC: Especialização em Infraestrutura Urbana, Perícia e Auditoria Ambiental
Palavra do Coordenador Fausto Carraro | Desempenho de Edificações
Palavra do Coordenador Ricardo Maranhão | Engenharia Clínica
Palavra do Coordenador Nélio Fleury | Engenharia de Segurança do Trabalho
Palavra do Coordenador Nélio Fleury - Engenharia de Energia
Palavra do Coordenador Ana Cristina Rodovalho
Palavra do Coordenador Nelson Siqueira Neto
Trincas em Imóveis | Dicas RTG
Economia de Energia | Dicas RTG
Ademaldo Cabral em
Amanda Beatriz indica | RTG Especialização
Eng. Fábio Julian (SANEAGO) | RTG ESPECIALIZAÇÃO
Phellipe Paiva indica | RTG Especialização
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 400 Horas
PRÉ-INSCRIÇÃO