Engenharia Ferroviária | RTG Especializações
Pós-Graduação
Engenharia Ferroviária | RTG Especializações 22 Jan 2021 Engenharia Ferroviária
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DIFERENCIAIS

O modal ferroviário vive uma verdadeira revolução no Brasil, a participação do modo ferroviário na matriz de transportes vai dobrar nos próximos anos, com a política forte de investimentos do Ministério da Infraestrutura, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (que substituiu os antigos PAC e PIL), através de lançamentos de programas de concessões em ferrovias.

A previsão é construir mais 4 mil quilômetros de ferrovias pelo país, chegando a 32 mil quilômetros finalizados.

Por conta dessa mudança de política nacional, o mercado ferroviário atual (ano de 2020) não se encontra corpo técnico especializado, mão de obra atualizada e com qualificação específica área de ferrovias.

Conectado com as demandas do mercado a RTG Especialização, criou um curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária, com objetivo de capacitar os profissionais a atuarem em grandes projetos e obras de ferrovias, contando com um corpo docente altamente qualificado no assunto.

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

No final do curso o profissional terá grande conhecimento na área Engenharia Ferroviária para exercer diversas atribuições dentro do mercado ferroviário.

Como objetivos, podemos destacar conhecimento:

• Operação;
• Manutenção;
• Projetos;
• Execução de obras;
• Consultoria.


PÚBLICO-ALVO:

Destinado a profissionais graduados em:

• Engenharia (Civil, Produção, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho, Computação, Eletrônica dentre outras);
• Geologia;
• Geografia;
• Geotecnia;
• Administração;
• Economia e Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, que tenham contato com meio Ferroviário e possam exercer tais funções dentro de suas empresas;
• Gestores públicos e demais profissionais de órgãos de infraestrutura com foco em ferrovias.

ESTRUTURA DO CURSO

Transporte Metroviário e Ferroviário de Passageiros

Engenharia de Manutenção

Estudos Geotécnicos Aplicados em Projetos Metroferroviários

Material Rodante e de Tração – Locomotivas

Avaliação de Projetos Metroferroviários

Mecânica dos Pavimentos aplicada a Ferrovia

Sinalização, Comunicação e Controle de Tráfego Metroferroviário

Material Rodante e de Tração – Vagões

Projeto e Manutenção de Túneis Metroferroviário

Projeto e Manutenção de Pontes Metroferroviário

Hidrológicos e Drenagem Aplicados em Projetos Metroferroviários

Projeto Geométrico e Terraplenagem Aplicados em Metro-Ferrovias

Investigação de Acidentes Metroferroviários

Contratação de Obras de Infraestrutura de Transportes

Licenciamento Ambiental Metroferroviário

Geotecnologias Aplicados em Projetos Metroferroviários

Orçamento e Custos em Obras Metroferroviários

Mercado de Concessões e Logística de Transporte Metroferroviários

Regulação do Transporte Ferroviário de Carga

Tópicos Especiais sobre Passagens de Nível

Gestão de Pessoas e Carreiras

COORDENAÇÃO
Engenharia Ferroviária | RTG Especializações
Geovane Gomes Gerente de Infraestrutura Viária na Concessionária de Rodovias TRIUNFO-CONCEBRA. Mestre em Engenharia Civil na área de Infraestruturas e gerencia viária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – CAPES 5. Engenheiro Civil, formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor das disciplinas de Mecânica dos Solos, Fundações e Contenções e Pavimentação. Apresenta vasta experiência técnica em projetos de implantação de pavimentos, restauração, estudos geotécnicos, estudos de tráfego, capacidade e níveis de serviço utilizando o método HCM-2010, com órgãos públicos ANTT, DNIT e DER’s. Já atuou como engenheiro de projetos e coordenador dos contratos de pavimentação pelo BID com o DER-ES, pela empresa STRATA Engenharia Ltda de Belo Horizonte - MG; engenheiro de pavimentação pela empresa IGUATEMI Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda de Florianópolis-SC. Publicou 09 artigos em Congressos Nacionais.
CORPO DOCENTE
Aldrei Camille Max Skwarok Mestranda em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia (IME), Pós Graduanda em Lean Six Sigma na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Engenheira Civil formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2019, Técnica em Administração pelo TECPUCPR e Especialista em Planejamento na Rumo Logística. Experiência na área de Engenharia de Projetos Ferroviários/Expansão e Segurança Ferroviária Operacional. Atualmente é Analista de Planejamento I Rumo Logística.
David Córdova Engenheiro Civil formado pela UFPR em 2010 com especialização em Gerenciamento de Projetos em Engenharia pela PUC-PR em 2017. Com mais de 8 anos de experiência em projetos de infraestrutura, integrante da equipe que construiu três dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil dos últimos anos (extensão Alto Araguaia - Rondonópolis / duplicação ferroviária Campinas - Santos / conclusão da Extensão Sul do Tramo Central da Ferrovia Norte Sul), com mais de 1.100 km de novas linhas férreas . Atuação efetiva em mais de 20 projetos portuários e terminais de carregamento nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás de operadores de grãos, combustíveis, fertilizantes, celulose e contêineres. Atualmente é Especialista de Engenharia I Rumo Logística.
Elói Ângelo Palma Filho Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Extensão no Politécnico de Turim/Itália (2010). Atualmente é Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT, atuando junto a Empresa de Planejamento e Logística S.A. - EPL. Experiência certificada em Ferrovia de Alta Velocidade e Estudos para Concessão de Rodovias. Associado ao Comitê Brasileiro de Túneis - CBT, sendo Secretário-Executivo (2015-2018) e Tesoureiro (2019-2020). Atualmente é Superintendente de Construção – SUCON – VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Frederico Rodrigues Engenheiro Civil (UFMG), Mestre em Engenharia Urbana (UFU), Doutor em Engenharia de Transportes, Sócio fundador da empresa IMTRAFF  Consultoria e Projetos de Engenharia, professor universitário com mais de 40 artigos publicados, possui experiência de consultoria internacional há mais de 15 anos em 7 países, é acreditado pela metodologia internacional de segurança viária iRAP, já desenvolveu estudos e modelagens de concessão rodoviária nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Espirito Santo, Pará e Piauí, além de ser responsável (ImTraff) de atuar junto a ANTT na fiscalização de rodovias federais concedidas nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
George Wilton Albuquerque Rangel Engenheiro Civil formado pela UNIUBE (2010). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela UFU (2013) e doutor em Geotecnica pela COPPE/UFRJ (2017). Pós-graduado em Engenharia Ferroviária (2015) e Geotecnia pelo (2019). Tem experiência em ensino, na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias desde 2009. Atualmente é professor na UFG, com ênfase de trabalho e pesquisa em infraestrutura e superestrutura ferroviária.
Geovane Gomes Gerente de Infraestrutura Viária na Concessionária de Rodovias TRIUNFO-CONCEBRA. Mestre em Engenharia Civil na área de Infraestruturas e gerencia viária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – CAPES 5. Engenheiro Civil, formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professor das disciplinas de Mecânica dos Solos, Fundações e Contenções e Pavimentação. Apresenta vasta experiência técnica em projetos de implantação de pavimentos, restauração, estudos geotécnicos, estudos de tráfego, capacidade e níveis de serviço utilizando o método HCM-2010, com órgãos públicos ANTT, DNIT e DER’s. Já atuou como engenheiro de projetos e coordenador dos contratos de pavimentação pelo BID com o DER-ES, pela empresa STRATA Engenharia Ltda de Belo Horizonte - MG; engenheiro de pavimentação pela empresa IGUATEMI Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda de Florianópolis-SC. Publicou 09 artigos em Congressos Nacionais.
Jeferson Batista Silva Gerente Executivo de Engenharia, PCM e Manutenção de Material Rodante | Rumo Logística. Atuou como Supervisor de Planejamento e Controle de Manutenção na VLI Logística, Engenheiro Pleno VLI – Vale / FCA. Possui Especialização em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, Especialização em Engenharia Ferroviária pela PUC Minas, Graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Marcos Augusto Jabor Possui graduação em Engenharia civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1978). Atualmente é engenheiro civil - Departamento de estradas de rodagem do estado de minas gerais. É especialista em drenagem de rodovias e drenagem urbana. É especialista também em engenharia e análise do valor.
Mauricio Giraldelle Martins Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas(2009) e especialização em Engenharia Ferroviária pelo Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias(2011). Atualmente é Engenheiro Civil do Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infra-Estrutura de Transportes.
Rafael Gerard Demuelenaere, Dsc Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (2010) e MBA executivo em Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas (2012). Foi Coordenador Geral de Cadastro e Licitações do DNIT (2015). Atualmente é Analista de Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, cedido para a Coordenação de Projetos na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento - PPI da Presidência da República (PR).
Renato Soares Bahia Junior Técnico Industrial em Estradas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ (CEFET-RJ) em 1996; Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Severino Sombra (USS) em 2009; Especialista em Transporte Ferroviário de Carga pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2012; Especialista em Drenagem Superficial e Profunda, Obras de Arte Corrente, Especiais e Talude pelo Instituto de Educação Tecnológica de BH (IETEC) em 2013; Especialista em Geotecnia para Ferrovias pela Consmara Engenharia em 2014; Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos de Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de MG (PUC-MG) em 2014; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica de MG (PUC-MG) em 2017; Palestrante na Conferência Heavy Haul Rail South America Conference 2013; Participante do Congresso Internacional de Geotecnia, Azores / Portugal em julho de 2018. Experiência profissional de 18 anos no setor ferroviário trabalhando na MRS Logística S.A atuando nas áreas de manutenção de Via Permanente, Eletroeletrônica, Manutenção de Infraestrutura e Execução de Projetos de Infra e Superestrutura. Professor de curso de Pós-Graduação voltado para infraestrutura de transportes como MBA em Engenharia Ferroviária desde 2019.
Rodolfo Montoya, Dsc. Engenheiro Civil com 16 anos de experiência nacional e internacional, em gestão de projetos de ferrovias, desenvolvimento tecnológico, manutenção, consultoria, projetos e instrumentação (prédios, estruturas em geral, ferrovias, rodovias e pontes). Mestrado em Estruturas. Atualmente presta consultoria, na área de ferrovias, geotecnia e estruturas em geral. Possui experiência em projetos, manutenção, instrumentação, recuperação de ferrovias, prédios, estruturas e pontes, avaliando confiabilidade e saúde estrutural. Experiência em ensino de graduação de pós-graduação, e coordenação dos cursos de engenharia, com especialização em Estruturas (Mecânica dos sólidos), geotecnia e hidráulica, coordenando concursos e trabalhos no laboratório, e supervisão de estágio para os alunos de engenharia. Membro da International Association for Bridge Maintenance And Safety (IABMAS). Membro da Rede Brasileira de Pesquisas Avançadas em Monitoramento e Análise de elementos estruturais Ferroviária; Membro da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE). Membro de Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE-MA) e outros.
Silvia Azuma Possui graduação em Tecnologia Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental pela FAE Centro Universitário do Paraná. Atualmente é Gerente Coorporativa de Meio Ambiente I Rumo Logística.
Silvio Tupinambá Fernandes de Sá Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida (1983), MBA Logística Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2006). Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Engenharia Civil nas áreas de: Cálculo de Concreto Armado, Investigação Geológica e Geotécnica, Logística de Resíduos Sólidos, Ferrovia e Terminais Intermodais. Docente Horista da Universidade Cândido Mendes nas disciplinas de Logística e Administração de Materiais Coordenador do Curso de Administração do Campus Tijuca da Universidade Cândido Mendes, onde em trabalho com a Vice-Reitoria reformulou o Projeto Pedagógico do Curso. Docente com Dedicação Exclusiva (DE) do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) onde ministrou: As disciplinas Modelos Organizacionais e Inovação Tecnológica, Sistema Apoio à Decisão e Gestão da Produção no Curso de Sistemas de Informação. Docente das disciplinas Infraestrutura de Transportes e Fundações do Curso de Engenharia Civil. Docente da disciplina Gestão de Infraestrutura de Transportes no Curso Superior Tecnologia de Logística. Docente das disciplinas Viabilidade Econômica de Projetos, Administração de Materiais e Logística Empresarial do Curso de Administração Coordenador do Curso de Pós Graduação de Engenharia Ferroviária da Universidade São Caetano do Sul e da Universidade Estácio de Sá. Docente das disciplinas Planejamento Operacional, Centro de Controle Operacional (CCO) e Regulamento Geral de Operações do Curso de Pós Graduação de Engenharia Ferroviária da Universidade Estácio de Sá Docente das disciplinas Viabilidade Econômica de Projetos de Engenharia do MBA Gerenciamento Qualidade de Obras de Engenharia, Análise Geotécnica no MBA Fundações e Contenções, Concepção Transporte Ferroviário e Transporte Multimodal:Infraestrutura e Mercado do MBA Infraestrutura Transporte e Rodovia, Centro de Controle Operacional (CCO)e Logística Intermodal do MBA Engenharia Ferroviária do Instituto Pós Graduação (IPOG). Docente Professor Substituto das disciplinas Concreto Protendido, Trabalho Conclusão Curso I, Fundações no Semestre 2016/2 do Curso de Engenharia Civil da UNEMAT Campus Tangará da Serra Docente Professor Substituto das disciplinas Geotecnia I, Geotecnia II, Fundações, Ensaios de Campo em Geotecnia e Trabalho Conclusão Curso I no Semestre 2017/1 do Curso de Engenharia Civil da UNEMAT Campus Tangará da Serra Docente Professor Substituto Geotecnia I, Fundações, Ensaios de Campo em Geotecnia e Estruturas de Pontes no Semestre 2017/2 do Curso de Engenharia Civil da UNEMAT Campus Tangará da Serra
Tiago Henrique França Baroni Engenheiro Civil pela Universidade Camilo Castelo Branco (2010), pós-graduado em Engenharia Ferroviária pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2014), Mestre em Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Transportes da Universidade de Brasília (2017). Pesquisador coordenador vinculado ao Grupo de pesquisa do CNPq Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias (CTNT), liderando também o núcleo de Novas Tecnologias do grupo, Pesquisador vinculado ao Grupo HIDRA (Human Interactions and Dynamics Research Area) e Pesquisador vinculado ao Laboratório de Tecnologia de Tráfego do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília (LABTTRANS - CEFTRU - UnB) conduzindo pesquisas nas áreas de big data para transportes, métodos multiagente para controle do tráfego, desenvolvimento de protótipos e novas tecnologias embarcadas, análise espacial de dados sobre transportes, tecnologias mobile e tecnologias embarcadas para coleta de dados.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de Graduação;

Cópia Autenticada do RG;

Cópia Autenticada do CPF;

Cópia Autenticada do Titulo de Eleitor;

Duas fotos 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo.

PALAVRA DO COORDENADOR
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DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 480 horas Sendo: 20 horas/aula por disciplina
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