Realização de Visitas Técnicas em Laboratórios de Ensaios, Obras Geotécnicas;
Aulas Práticas: Levantamento de Campo;
Programas Computacionais;
Elaboração de Projetos de Geotécnicos de Barragens, Fundações e Túneis.
Desenvolvimento de Sistemática de Supervisão de Obras
OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO
Aprofundar, capacitar e desenvolver aptidões e conhecimentos, ao profissional, que lhes permitem formular, analisar e discutir as dificuldades para a elaboração e implementação de soluções de Engenharia Geotécnica: Barragens, Túneis e Fundações, em empresas e órgãos públicos.
Público-Alvo
Engenheiras e engenheiros (civil, mineração e ambiental);
Geólogos;
Geógrafos;
Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Infraestrutura de Engenharia.
ESTRUTURA DO CURSO
Projeto de Barragens de concreto
Barragens de Terra e Rejeito de Mineração
Projeto de Barragens de Terra e Rejeito de Mineração
Licenciamento Ambiental de Barragens
Segurança e Auscultação de Barragens
Mecânica das Rochas
Projeto de Túneis
Processos de Investigação e Instrumentação do Subsolo
Geossintéticos
Fundamentos Básicos de Engenharia Geotécnica
Geologia
Hidrologia e Drenagem Aplicados em Obras Geotécnicas
Adensamento e Resistência ao Cisalhamento dos Solos
Mecânica dos Solos não Saturados
Estabilidade de Taludes
Empuxo de Terras e Estruturas de Contenção
Obras em Solos Moles
Ensaios de Campo e Laboratório
Fundações Profundas
Fundações Superficiais
Fundamentos de Infraestrutura de Transportes
COORDENAÇÃO
Engenharia Geotécnica: Barragens, Túneis e Fundações
CORPO DOCENTE
Bruno Canoza da SilvaEngenheiro civil geotécnico, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia Geotécnica na Universidade de São Paulo, graduado em Administração de Empresa pelo Unicentro Newton Paiva, especialista em finanças pela Fundação Dom Cabral, Especialista em Estruturas na UFMG. Cursando MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV. Atua como professor em curso de especialização em geotecnia em diversas faculdades do brasil. Possui experiência como coordenador de obras, gestor de contratos de obras e projetos de engenharia no setor público, projetista de fundações, execução de obras prediais, operação de empresa de fomento mercantil e atacadista de utensílios domésticos. Sólido conhecimento em liderar equipes, solução de conflitos, negociação com clientes, informática, programação de softwares gerenciais e de engenharia. Tem interesse em ampliar sua experiência profissional, especialmente na área de engenharia e gestão. Já residiu nos Estados Unidos. Possui inglês fluente.
César BotelhoEspecialista em Segurança de Barragens pela UFBA. Diretor da Geoscom Geossintéticos. Consultoria e assessoria Técnica especializada na execução, projetos, controle de Qualidade, detalhamento Construtivo e suporte técnico e assessoria para compra de materiais com a utilização de geossinteticos (Geomembrana, GCL betonítico, geogrelhas, Geotexteis, Geocompostos drenantes), com acervo técnico em mais de 50 milhões de metros quadrados em geossinteticos utilizados em obras no Brasil e exterior.
Elói Ângelo Palma FilhoPossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003) e mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Extensão no Politécnico de Turim/Itália (2010). Atualmente é Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT, atuando junto a Empresa de Planejamento e Logística S.A. - EPL. Experiência certificada em Ferrovia de Alta Velocidade e Estudos para Concessão de Rodovias. Associado ao Comitê Brasileiro de Túneis - CBT, sendo Secretário-Executivo (2015-2018) e Tesoureiro (2019-2020). Atualmente é Superintendente de Construção – SUCON – VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Engenharia Geotécnica: Barragens, Túneis e Fundações
Engenharia Geotécnica: Barragens, Túneis e Fundações
Engenharia Geotécnica: Barragens, Túneis e Fundações
Felipe Souza CruzEngenheiro civil, Doutorando em Geotecnia pela UERJ, Mestre em Geotecnia pela COPPE/UFRJ, Especialista em Geotecnia (Solos Mole) pela PUC-RIO, atualmente trabalhando como PJ na BVP, realizando projetos de alteamento, reforços de bermas, desmonte/retomada de barragens, reservatórios e/ou pilhas de rejeito, confecção de cartas de riscos, análises de estabilidade determinísticas e probabilísticas.
Atuando também em projetos de contenções, escavações, controle de desempenho de fundações com a execução dos ensaios de PIT / PET, Ensaio de Carregamento Dinâmico PDA, Prova de Carga Estática (métodos Convencional e Bidirecional, com a utilização de células expansivas). Além de realizar instalação e automação de instrumentação geotécnica, ATO e análise de DAM BREAK em barragens, reservatórios e pilhas.
Além disso tenho trabalhado na GeoEstática com Consultoria em Ensaios de Fundações;
Análise, interpretação e emissão de relatórios; Treinamentos para capacitação de equipes para execução, análise, interpretação e emissão de relatório de PIT, PDA e PCE (convencional e bidirecional), Projetos e Consultorias para Fundações e Revisão periódica de Segurança em Barragens: (Inspeção de campo; Avaliações de estabilidade da barragem; Avaliação de desempenho da instrumentação geotécnica de monitoramento).
Flávia Peres NunesPossui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (2002), mestrado em Zoologia de Vertebrados de Ambientes Impactados (2005) e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre, concluído na UFMG em 2011. Desenvolveu o Pós-doutorado na UFMG em 2015, desenvolvendo metodologias para a Recuperação Ambiental e Restauração Ecológica de áreas degradadas. É professora de cursos de Pós-graduação, MBA e Aperfeiçoamento nas áreas de Gestão, Licenciamento e Perícia Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas e Ecologia, em diversas instituições como PUC Minas. Ministra cursos livres de aprimoramento e capacitação profissional em todo o Brasil, em parceria com instituições como o CREA e para diversas empresas do setor produtivo. Atua como consultora ambiental desde 2003, com diversos trabalhos realizados em gestão, perícia e licenciamento ambiental para diversas empresas dos setores de mineração, metalurgia, produção de energia, indústria automobilística, produção de bebidas e alimentos, paisagismo, urbanismo e parcelamento de solo. Tem diversas publicações, orientações e trabalhos técnicos desenvolvidos nas áreas de Gestão e Licenciamento Ambiental, Ecologia, Recuperação de Áreas Degradadas e Conservação Ambiental. Tem forte atuação no setor de Mineração e Siderurgia, buscando soluções para o controle de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas, com vistas a promover a sustentabilidade nos empreendimentos.
Guilherme Pereira PintoEngenheiro Civil graduado na Universidade Federal de Viçosa com intercâmbio de graduação sanduíche nos EUA pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Geotecnia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo trabalhado com estabilidade de aterros sobre solos moles.
Lennon de Souza Marcos da SilvaEngenheiro Civil com mestrado acadêmico em andamento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Servidor público estadual desde 2013, com experiência em gestão e projetos. Atualmente, atuando no Departamento de Geotecnia da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro, com experiência em mecânica dos solos, estabilidade de taludes, estruturas de contenção e fundações.
Liliana Gonçalves Simões PiresEngenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em dezembro de 2013. Título do trabalho de conclusão: Efeitos da velocidade de ruptura de aterros na resistência não drenada mobilizada em solos moles: Análise de dados de aterros experimentais instrumentados, sob a orientação do professor Fernando Schnaid. Em 2012 realizou mobilidade acadêmica para a Université Joseph Fourier - Polytech Grenoble, França para
especialização na área de geotecnia. Entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2015 atuou na empresa Magna Engenharia, Porto Alegre – RS, atuando em projetos geotécnicos e hídricos. Entre 2015 e 2017 realizou Pós-Graduação/ Mestrado na área de Geotecnia na Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, bolsista da CAPES. Título da dissertação: Comportamento de aterro experimental sobre solo mole tratado com colunas de brita, sob a orientação do professor Márcio de Souza Soares de Almeida Desde 2018 é engenheira geotécnica na BVP Geotecnia e Hidrotecnia, Belo Horizonte – MG. Atuando com a realização de modelagens numéricas e como parte da equipe de Geotecnia no desenvolvimento de projetos de mineração.
Marilia Abrão ZeniPossui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Engenharia de Minas (2016). Atualmente está finalizando o doutorado em Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o segundo mestrado na PUC Minas, é consultora chefe na GEOMZ. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Geotecnia - Mecânica de rochas, estabilidade de taludes e de escavações subterrâneas.
Matheus Ariel BattistiFormado em Geologia pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2015, obteve seu grau de Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Geologia Estrutural, no ano de 2018. Atualmente é estudante de doutorado e Bolsista CNPq do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGEO), no qual o projeto de pesquisa possui ênfase nas áreas de Geologia Estrutural e Petrologia Metamórfica.
Vinícius Roberto de AguiarPossui Graduação em Engenharia Civil (2000) e Mestrado, com
ênfase em Geotecnia (2003), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
e Doutorado, com ênfase em geotecnia, (2008) pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Desde Agosto/2007 atua como engenheiro
da ENGEVIX Engenharia S.A, ocupando o cargo de engenheiro geotécnico
sênior. Atua no projeto geotécnico de centrais hidroelétricas, barragens de
acumulação de água, de obras de infraestrutura e de saneamento.
SAF E PRÉ-REQUISITOSSAF - Sistema de Avaliação e Frequência
Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Pré-requisitos para a InscriçãoAtravés de formulário próprio acompahado de :
Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;
Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Cópia do Título de Eleitor;
1 (uma) Foto 3x4;
Comprovante de Endereço;
Cópia da Reservista
PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 480 horasSendo: 20 horas/aula por disciplina