Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações
Pós-Graduação
Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações 27 Nov 2020 Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia
SAIBA MAIS
DIFERENCIAIS

Elaboração de Laudos Técnicos

Visitas técnicas em obras periciadas por profissionais atuantes no mercado

Estudo de Caso atualizados

Estudo da Norma NBR-15575

Estudo de inspeção Predial

Perícia em Edificações

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

Objetivos: Capacitar os profissionais graduados nas áreas de arquitetura e engenharia nas atividades de perícias.

Objetivos específicos: 

Fornecer conhecimentos para a atuação dos profissionais graduados nas áreas mencionadas para atuação nas áreas de pericias judiciais e extra judiciais. Fornecer aos profissionais das áreas envolvidas mais uma opção de
prestação de serviços no mercado de trabalho na atuação das pericias de arquitetura e engenharia com conhecimentos especializados no assunto, abrangendo informações técnicas e legais. O curso na ênfase de seu conteúdo programático, ressalta a  proposta de abordagem dentro do novo Código de Processo Civil, Código do
Consumidor, Código Civil e no estudo das manifestações patológicas das edificações. Procurou-se ainda abordar a elaboração de laudos técnicos como um trabalho técnico científico e a forma correta dos registros das peças periciais com conteúdo de um módulo que aborda a fotografia como prática destes registros, sendo estes registros há prova material mais contundente das ocorrências. Aborda ainda a NBR 13.752 Pericias de Engenharia na Construção Civil de forma sistemática,
aplicando os conceitos de objetivos, definições, elaboração de laudos. Visando ainda
uma maior amplitude das atuações periciais, incluindo módulos referente a Avaliação
de Imóveis Urbanos.

ESTRUTURA DO CURSO

Aspectos Técnicos e Legais aplicados à Periciais de Arquitetura e Engenharia;

Avaliação de Imóveis Urbanos;

Avaliação de Imóveis Urbanos – Aluguel e Desapropriação;

Desempenhos das Edificações das Edificações – Térmico e Acústico;

Direito e Engenharia Legal;

Elaboração de Laudos Técnicos;

Ensaios Tecnológicos;

Inspeção Predial;

Patologias dos Revestimentos;

Metodologia Cientifica;

Patologias Advindas do Projeto de Arquitetura;

Patologias das Alvenarias Estruturais;

Patologias das Esquadrias - Portas e Janelas;

Patologias das Vedações;

Patologias das Instalações Hidro-Sanitárias e Combate a Incêndio;

Patologias em Estrutura de Concreto;

Patologias em Estrutura Metálicas – Projeto e execução;

Pericia em Edificações I;

Pericias em Edificações II;

Auditoria Aplicada à Engenharia;

Aspectos Técnicos e Legais aplicados à Periciais de Arquitetura e Engenharia.

COORDENAÇÃO
Auditoria, Avaliações, Patologias e Perícias em Arquitetura e Engenharia | RTG Especializações
Ana Cristina Rodovalho Reis Especialização em Avaliações em Pericias de Engenharia. Mba Executiva em Gerência de Projetos. Atuação profissional recente: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é diretora da REIS CAMPOS ARQ E ENG. LTDA, professora auxiliar da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, professora horista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Perícias, atuando principalmente nos seguintes temas: norma 15.575, inspeção predial, sustentabilidade, avaliações e pericias e hidro-sanitário. Especialista em Avaliação e Pericia de engenharia com ênfase em construção civil, MBA em Gerencia Executiva de Projetos atuando em planejamento, controle e execução de obras.
CORPO DOCENTE
Bruna Esteves Coelho Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Possui Pós-Graduação, pelo IPOG, na área de Gerenciamento de Projetos de Engenharias e Arquitetura (2010) e Pós Graduação em Patologia das Construções (2012), pelo IDD.. Atuante na área de Avaliação de Imóveis (CAIXA, BB, ITAÚ, etc.), Perícias da Engenharia e em Diagnóstico de Manifestações Patológicas.
Camila Pompêo Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás e horista assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, arquitetura, construção e edificações.
Carlos Eduardo Dantas de Oliveira Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1984) e especialização em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1997). Atualmente é Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, lotado na Escola de Artes e Arquitetura. Engenheiro Civil Sênior - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E LAZER. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil.
Daniel Costa de Paula Engenheiro Civil. Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia. Responsável técnico pela Marista Engenharia, com atuação em perícias, avaliações, orçamento e planejamento de obras.
Fernando Gomes Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996). Especialista em Direiro Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Professor da PUC Goiás e Faculdades Aphonsiano. Advogado, desde 1997.
Gustavo Reis Campos MBA Executivo em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas;Atuação profissional recente: Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), MBA Executivo em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 2012, disciplina Sistemas Estruturais I.Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos Estruturais de Concreto Armado e Construção Civil.
Janaina Fernandes Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com ênfase em projetos arquitetônicos residenciais, institucionais, projetos de ambientes internos e de reforma; projetos urbanísticos; experiência em acompanhamento de obras. Atualmente está cursando especialização em Desempenho das Edificações (ABNT NBR 15.575, Norma de Desempenho), com previsão para conclusão em agosto de 2019. Iniciou atividades em Docência Universitária em 2012 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GO, onde compõe o Quadro Docente até a atualidade, bem como na Universidade Paulista, UNIP Campus Flamboyant, desde 2015. Atuou como Professora Visitante no Curso de Técnico em Edificações entre os anos de 2010 e 2012. Ministra disciplinas de Projetos Arquitetônicos, Projetos Urbano Paisagísticos, Projetos de Arquitetura de Interiores, disciplinas de Técnicas Construtivas, Tecnologia e Materiais de construção e Sustentabilidade. Mestre em Engenharia Civil na área de concentração em Estruturas e Materiais de Construção pela Universidade Federal de Goiás (2010); possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás (2005). Atuou como Professora de Idioma Inglês para jovens e adultos e como Professora em educação infantil em pré-alfabetização bilíngue, na língua Inglesa e na língua Portuguesa.
Joelma Mota Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (2015), especialização em Docência Universitária e EaD pela FAEL, Mestrado pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2019) em Acústica e Desenvolvimento de Materiais. Doutorado em andamento na mesma instituição e área de atuação. Especialização em Consultoria de Etiquetagem pelo Método PBE Edifica. Experiência na área de projetos de arquitetura, design de interiores e gestão de obras, atuando com ênfase em acústica e eficiência energética.
José Afonso Gayoso de Sousa Neto, Esp Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás-UCG (2003). Especialização em Saúde e Segurança no Trabalho pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2007). Especialização em Projeto de Estruturas de Aço e Mistas para Edifícios–FATESG/SENAI-GO (2014). Especialização em Projetos de Estruturas de concreto, fundações e Pontes – DALMASS (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, estruturas mistas aço e concreto, perícias estruturais e estruturas de aço em situação de incêndio. Possui experiência profissional na área de projetos de estruturas aço desde 2003, tendo participado de projetos de edifícios de múltiplos andares, galpões, hangares, ampliações industriais, comerciais e coberturas de estádios de futebol, dentre outras. Trabalhou como Chefe do Departamento de Projetos de uma grande empresa de estruturas metálicas, participando ativamente dos processos de fabricação e montagem dos mais variados tipos de estruturas. Atuou como engenheiro residente em obras de concreto pré-fabricado e nas obras do Centro de Tiro Esportivo e Complexo de Hipismo dos Jogos Pan-americanos de 2007. Atua com professor de Estruturas no curso de Graduação em Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Uni-Araguaia. Compõe o quadro docente de diversos cursos de Pós-Graduação em Estruturas, gerenciamento de obras e perícias em engenharia.
Marcelo Anulino Engenheiro Civil Perito. Gerente de Suprimentos Sênior. Pós Graduando em Auditoria e Pericias em Patologias da Arquitetura e Engenharia Civil. MBA em Engenharia Financeira. MBA em Corretagem de Seguros Empresariais com SUSEP Ativa. MBA em Negociação e Gestão em Supply Chain. Pós-graduado em Economia e Logística. Graduado em Engenharia Civil.
Maria Ester de Souza Graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989), Especialização em Paisagismo e Paisagem Urbana pela Universidade Castelo Branco - RJ (2009). Mestrado em Geografia Urbana pelo Instituto de Estudos Socio-Ambientais IESA - UFG (2014). Doutoranda em Geografia Urbana - A Erosão do Espaço Público na cidade contemporânea pelo IESA - UFG (2019); Atuou como arquiteta na urbanização de areas publicas na prefeitura de Aparecida de Goiânia de 2009 a 2014. Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na Escola de Artes e Arquitetura no Ramo de Projeto e Tecnologia (desde 2010) e professora na Faculdade Objetivo - IUESO/GO. Mantém o escritório de arquitetura com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura residencial e comercial, paisagismo, projetos urbanísticos e consultoria nas áreas de atuação. É Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás na gestão 2018/2020, tendo sido vice-presidente na gestão 2015/2017. Atua como representante dessa instituição no Conselho de Política Urbana do município de Goiânia - COMPUR e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Pedro Batista dos Santos Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1979). Sócio fundador da SDF Arquitetura, Engenharia e Comércio LTDA - EPP e professor assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo.
Ricardo Veiga Especialização em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1998) . Atualmente é Auxiliar 3 da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Estruturas.
Roberto Cintra Campos Especialização em: Computação pela PUC Goiás.Mestrado em: Arquitetura pelo convenio MINTER - UFRGS/PUC-GoiásAtuação profissional recente: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: banca trabalho final de graduação, projeto de arquitetura, planejamento urbano e projeto comercial. Ministrando disciplinas de Informática aplicada a arquitetura e urbanismo, desenho técnico e projeto urbano e paisagístico. Mestre em Arquitetura pelo convenio MINTER - UFRGS/PUC-Goiás, com a dissertação: Não-lugares: Condomínios Horizontais Fechados em Goiânia de 1990-2006, em 10 de setembro de 2007. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, no período de 2007/2011. Cargo de Diretor do Departamento de Artes e Arquitetura da PUC-Goiás, de 24/fev/2011 até 10/Dez/2014. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, no período de Jul/2014 a Dez/2014. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, da Escola de Artes e Arquitetura, no período de Dez/2014 a Dez/2018.
Wilson Marques Silva Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Fiscal de Obras e Gestor de Contratos da UFG. Consultor e projetista de Instalações Prediais Hidrossanitárias e Sistema de Combate ao Incêndio. Professor de graduação e Pós graduação.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Currículo;
Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do Título de Eleitor;

1 (uma) Foto 3X4;

Comprovante de Endereço;

Cópia do Reservista;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 440 Horas
SAIBA MAIS