Especialização em Engenharia da Produção, Qualidade & Supply Chain | RTG Especializações
Pós-Graduação
Especialização em Engenharia da Produção, Qualidade & Supply Chain | RTG Especializações 17 Jun 2019 Especialização em Engenharia da Produção, Qualidade & Supply Chain
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Professores altamente qualificados na área industrial Disciplina que trata da produção científica e organização do conhecimento. Aborda o planejamento do Trabalho Científico, Métodos e Técnicas da pesquisa.;

Corpo docente composto por Mestres e Doutores com vivência na área industrial;

Abordagem multidisciplinar que reúne: gestão de pessoas, ferramentas de desempenho, visão na melhoria contínua dos processos, responsabilidade Social Empresarial;

Aplicação prática de ferramentas estratégicas como: PDCA, MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), Lean Six Sigma, QFD (Quality Function Deployment), DOE (Design of Experiments), TPS (Toyota Production System) e JIT (Just in Time);

Planejar, controlar e programar a gestão da qualidade nos processos industriais e logísticos para proporcionar eficiência operacional;

Gerenciar os processos de produção, manutenção, armazenagem e utilidades buscando eficiência nos processos industriais;

Estudar, entender e registrar informações industriais e de suprimentos em conformidade com as normas da ABNT e legislação pertinente;

Programar e coordenar estratégicas dentro das empresas com foco em proporcionar alta performance;

Pesquisar, identificar e aplicar KPI’s (Key Performance Indicator – Indicador Chave de Performance) gerenciais na empresa;

Planejar as atividades industriais com vistas a alcançar eficiência operacional nos processos;

Empregar tecnologias, métodos e técnicas gerenciais da área industrial com intuito de alcançar as metas de redução de custos e rentabilidade do negócio.

Atuar pro-ativamente no desenvolvimento de capital humano focado nas competências, habilidades e atitudes das pessoas comprometidas com a operação industrial.

Planejar e desenvolver a melhoria contínua da qualidade e dos processos operacionais da indústria;

Coordenar a gestão operacional integrando em atividades de ações sobre os recursos humanos;

Estruturar continuamente o SGI (Sistema de Gestão Integrada), bem como a aplicação de novas tecnologias nos processos gerenciais;

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

Aprimorar a formação dos profissionais das áreas de Engenharia (Civil, Elétrica, Química, Mecânica, mecatrônica, Administração, Gestão em Logística e áreas afins, aptos a exercerem as funções de Coordenação, Gerência industrial, Gerência de Supply chain e diretoria.

Público alvo:

Portadores de diploma de nível superior (graduação) nas engenharias e áreas afins.

ESTRUTURA DO CURSO

Qualidade Total - NBR ISO 9001 e Total Quality Management – TQM

Gestão de Carreira e Personal Branding

TPS (Toyota Production System) e Lean Manufacturing

PMI e SCRUM - Gestão de Projetos aplicados a logística e suprimentos

Engenharia de Segurança do Trabalho - Segurança e Saúde Ocupacional na indústria e distribuição - NBR ISO 45000/OSHAS 18001

PCP e PCM - Planejamento e Controle de Produção e Planejamento e Controle da Manutenção

BIM (Building Information Modeling) Aplicado à Armazenagem

Sistemas de Gestão Ambiental – Norma ISO 14001

Engenharia de Produtos: QFD (Quality Function Deployment) e DOE (Design Of Experiments)

Gestão de Operadores Logísticos

Mapeamento de processos e BSC - Balanced Scorecard

Lean Six Sigma

Gestão em Supply Chain: Otimização da cadeia de logística e distribuição (Logística 4.0)

Logística Reversa

Gestão de Tecnologia da Informação aplicada à Produção – TI

Gestão Estratégica de Custos

RSE – Responsabilidade Social Empresarial – NBR ISO 26.000

Metodologia do Trabalho Científico - EaD

COORDENAÇÃO
Especialização em Engenharia da Produção, Qualidade & Supply Chain | RTG Especializações
Marcius de Morais Cambui Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Gestão da Qualidade Total pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - desde 2004. Graduado em Engenharia Mecânica pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes - desde 1995, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFG - Universidade Federal de Goiás - desde 1998. Profissional com grande experiência na área Industrial, nos setores de Processos de Fabricação, Elementos de máquinas, Seleção Econômica, administração de operações industriais, planejamento e controle da produção e manutenção, Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade e Projetos. Experiente como docente nas disciplinas de: - Administração de Operações Industriais do curso de MBA em Qualidade e Engenharia da Produção no IPOG; - Instalações Industriais para o curso de graduação em Engenharia de Alimentos pela PUC Goiás.
CORPO DOCENTE
Caio Appelt Rezende Mestre em Ciência da Computação pela UFG e graduado em Ciência da Computação pela UnB. Participou do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento contemplado no PAPPE INTEGRAÇÃO promovido por FAPEG e FINEP na chamada pública nº 001/2011 na Interagi com seus conhecimentos em UML, projeto de software, métrica de sistema, banco de dados and linguagens PHP e Java.
Cleyzer Adrian da Cunha Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Pós-Doutor em Economia pela EESP/FGV (2011). Atualmente é Professor Associado de Teoria Econômica e Ex-Coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (2009/2011). Desenvolve trabalhos relacionados aos temas: Macroeconomia, NEI, Análise de Preços Agrícolas e Comercialização e Econometria e professor e vice coordenador do Mestrado em Agronegócio da Escola de Agronomia. Desenvolve pesquisas junto com EMBRAPA/CNPAF no tocante a avaliação de transferência tecnológica do cultivo do feijão e arroz no cerrado. Desde de 2008 trabalha com a implantação da Incubadora Social da UFG dentro da PROEC, principalmente com a criação de cooperativas de material reciclável.
Cristiano Silva Leão Graduado em Engenharia civil, especializado em segurança do trabalho e gestão do turismo, com mestrado em antropologia (gestão do patrimônio cultural). Professor atuante dede 1988, inicialmente no ensino fundamental e médio, ensino profissionalizante; A partir de 1999 ingressei no ensino superior e a partir de 2006 na pós graduação;15 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de equipe na área de segurança do trabalho, avaliações, treinamentos e acompanhamento de desempenho e de indicadores; Larga vivência em sala de aula e treinamentos atuando como professor/instrutor de disciplinas ligadas à gestão e segurança do trabalho e em várias instituições; Auditor líder em ISO 9001:2015 e OHSAS 18001:2007 e Auditor interno nas normas ISO 45001:2018 e ISO 14001:2015; Perito ad hoc do TRT 18 e assistente técnico, desde 1998, com atuação em perícias de acidentes de trânsito, acidentes do trabalho, insalubridade e periculosidade; Conhecimento em gestão por processos BPM, modelagem BPMN, elaboração e gestão de orçamento, definição e gerenciamento de indicadores de desempenho e gestão de mudanças, planejamento estratégico e metodologias de gestão operacional.
Heuber Lima Mestre em Ciência da Computação, com ênfase em Visão Computacional, pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Especialista em Tecnologia da Informação e também MBA em Gestão de Tecnologia. Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira recebendo o título de "Destaque Acadêmico". Atualmente é Especialista na ENEL Distribuição Goiás atuando como responsável pela área de Apoio e Serviços em Goiás. Atua ainda como consultor em Soluções em TI, Professor das Turmas de Graduação e Pós-Graduação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade SENAI - FATESG, além de ser o coordenador da turma de pós-graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis e Internet. Atua também como professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, nos cursos de Redes e Computadores e Sistemas de Informação do campus Trindade. Possui vasta experiência na área das Ciências da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos e Gestão de TI. É também Certified Scrum Master (CSM) desde 2011 e Certified Professional for Requirements Engineering – Foundation Level (CPRE-FL) desde 2014.
Kelson Ribeiro Costa Consultor Associado da Skill Consult, atuando em Planejamento Estratégico e Diretor de Capacitação Profissional da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG. Mestre em Desenvolvimento Regional com Ênfase em Gestão Estratégica de Empreendimentos UNIALFA, formação em Administração Financeira UNIVERSO, Ciências Contábeis PUC, MBA em Logística de Produção e Distribuição IPOG, Tecnólogo em Segurança e Saúde Ocupacional SENA AIRES e Intercambio Cultural na Kaplan Business School Berkeley Califórnia EUA.
Leandro Somma Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Anhanguera. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino, Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - Área de concentração em Qualidade Total (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Paulista e IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação.
Leandro Valim Graduado em Administração de Empresas, é mestrando em Engenharia ambiental pela PUC Goiás.
Mara Rúbia da Silva Miranda Graduada em Engenharia de Produção, é Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília - UnB (2017), com pesquisa voltada para tecnologias de conversão de biomassa. Na sua linha de pesquisa - bioenergia/energia renovável tem experiência com pirólise e gaseificação; caracterização de biomassas, incluindo análises e estudos da influência de hemicelulose, celulose e lignina na produção de carvão e bio-óleo; eficiência energética; entre outros assuntos relacionados a bioenergia/energia renovável. Na área fabril trabalhou com arranjo físico e layout, logística, planejamento e controle da produção, estudo de tempos e métodos, e qualidade do produto. Como docente atuou 6 anos na Faculdade CESUC em Catalão-GO, e durante 5 anos foi coordenadora do curso de Engenharia de Produção na mesma instituição de ensino superior. Tem experiência na sala de aula ministrando várias disciplinas dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Possui vários cursos de aperfeiçoamento docente sobre didática e metodologias em sala de aula e atualmente realiza cursos relacionados ao tema de metodologias ativas, tecnologias educacionais e educação a distância. Possui ao longo de sua carreira acadêmica muitas orientações de trabalhos finais de curso, além de publicações e trabalhos com pesquisa e extensão.
Marcius de Morais Cambui Mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Gestão da Qualidade Total pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - desde 2004. Graduado em Engenharia Mecânica pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes - desde 1995, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFG - Universidade Federal de Goiás - desde 1998. Profissional com grande experiência na área Industrial, nos setores de Processos de Fabricação, Elementos de máquinas, Seleção Econômica, administração de operações industriais, planejamento e controle da produção e manutenção, Segurança do Trabalho, Gestão da Qualidade e Projetos. Experiente como docente nas disciplinas de: - Administração de Operações Industriais do curso de MBA em Qualidade e Engenharia da Produção no IPOG; - Instalações Industriais para o curso de graduação em Engenharia de Alimentos pela PUC Goiás.
Marcos Tadeu Graduado em Ciências Econômicas, com MBA em Gestão de Negócios e Especialização em Logística empresarial. Profissional Sênior com 20 anos de experiência na Gestão – Gerência e Alta Gerência - das áreas de Logística e Adm. / Financeira, ocupando cargos de Gerente Administrativo e Financeiro, Gerente de Controladoria e Gerente Regional de Logística, em Indústrias de Bebidas, de Couros e em Construtora. Implantação da sistemática de Gestão de Cadeia de Suprimentos em empresa de Couros e Subproduto de origem animal, como Gerente de Logística, implantando os conceitos de Redução de Custos Logísticos, dentro de Nível de Serviços requeridos pelo cliente e com o melhor Retorno sobre o Capital. Implantação de Sistema de Controle Financeiro e Administrativo, no startup da empresa, treinamento da equipe elaboração do Plano de Negócio, Orçamento, Fluxo de Caixa e necessidade de Capital da empresa Construtora Terra Santa Ltda. Formação de equipes multidisciplinares na implantação de Novos Centros de Distribuição no Grupo Schincariol, prospectando imóveis, contratação de equipe e realizando todos os aspectos administrativos, contribuindo com a expansão da cadeia logística da empresa, via Distribuição Própria, para Interior de São Paulo, Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. Consultor Independente nas áreas Econômica e Financeira, com foco no Resultado obtido, via análise da DRE, Fluxo de Caixa, propondo correções de posicionamento em preços e custos, e assessoramento a alta Direção nas questões de Planejamento Estratégico.
Nelson Siqueira Neto Engenheiro Ambiental, Especialista em Administração de Empresas (FGV/SP), Mestre em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CFE Madrid – Espanha). Experiência profissional em Indústria Alimentícia (Unilever Bestfoods), Indústria Petroquímica (Suzano Petroquímica), Usina de Etanol (Brenco Bioenergia), Energia Eólica (Editec – Espanha), Consultoria Ambiental (DBO Engenharia), Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos (RNV Resíduos) e Tratamento de Efluentes Sanitários e Industriais (AQUA ETE Tecnologia). Professor e Coordenador do curso de Pós-graduação em Infraestrutura Urbana, Perícia e Auditoria Ambiental do RTG Especialização.
Nivaldo Pereira de Morais Junior Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1995), Possui especialização em Gestão Empresarial também pela Universidade Católica de Goiás (2001) e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (2014). É certificado CBPP® - Certified Business Process Professional pela ABPMP-International. Atua profissionalmente desde 2000 na elaboração e execução de estratégias envolvendo processos de negócio e Tecnologia da Informação para diversas organizações. Atualmente é consultor de gestão de processos de negócio, e é professor efetivo do Instituto de Informática de Universidade Federal de Goiás - UFG e do curso de pós-graduação IPOG - Instituto de Pós-graduação e Graduação. É coordenador do MBA de Gestão de Processos de Negócio do IPOG.
Nélio Fleury Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (1998) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Ex-secretário municipal da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, ex-presidente da Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho - Agest, ex-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - ABEE Nacional, ex professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-Goiás. Coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Ensinos Administrativos de Minas Gerais FEAD/RTG em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Energia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, sistemas de proteção, SPDA, fontes alternativas, engenharia do trabalho, segurança, perícias, avaliações, tecnologia, planejamento, eletricidade e gestão pública.
Paulo Zanoli Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é gerente de logística - Todimo Materiais para Construção, professor do Centro Universitário de Várzea Grande e professor - Instituto Cuiabano de Educação. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, gestão de estoque, tomada de decisão e engenharia de transportes.
Renato Binoto Renato Binoto é Tecnólogo em Logística pela FATEC Jaú, Mestre em Engenharia Urbana e Transportes pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Possui treinamento de Gestão de Projetos ágeis pela USP São Carlos e Práticas de Projetos alinhadas ao PMI pelo SENAC. É Mentor do Programa Inovativa Brasil, maior programa de Start-ups da América Latina, Palestrante do PMI, Branch Campinas. É Coordenador e docente do MBA de Logística da Escola de Negócios TREVISAN e Coordenador, Docente de MBA do IPOG- Goiânia-GO, Faculdades ALFA-GO, SENAC Jabaquara-SP, SENAC Santo Amaro-SP Senac Consolação e Senac Lapa Tite, UNIARA- Araraquara-SP e Anhanguera Matão-SP, Docente da Escola de Negócios Integração. Palestrante em logística empresarial e reversa tendo experiência junto a, UFSCar- Universidade Federal de São Carlos, UNIP, Mackenzie, Universidade São Francisco, UNIFRAN - Franca é Educador da Plataforma Liderança Sustentável. É Consultor e Docente do IMAM- Instituto de Movimentação e Armazenagem de SP, atua e possui experiência em Projetos de otimização de processos logísticos, Supply Chain Management, Logística Reversa. Executa Treinamentos Corporativos, possui Vivência em congressos, simpósios e palestras, possui coautoria no Livro Ecossistema Inovação, autoria no Livro de Logística Reversa, editora Unicesumar-PR.
Sergio Paulo de Morais Cambui Possui graduação em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Católica de Goiás (1998).Especialização em docência universitária pela Faculdade Montes Belos (FMB) 2013. É especializando em Gestão e Auditorias Ambientais pela Funiber . Atualmente é professor - U.E.G. - Universidade Estadual de Goiás - UnU - Sanclerlândia. Tem experiência na área da educação e de Administração de Empresas e Pública.
Simone Maia Graduada em Relações Internacionais com especialização em Recursos Humanos com ampla experiência em gestão estratégica e de pessoas, adquirida ao longo dos últimos 25 anos como empresária, consultora e executiva de empresas; Construção e implantação Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração. Estruturação de carreiras e construção de sistemas de remuneração; Desenvolvimento de modelos de Gestão do Desempenho e aplicação de avaliações, incluindo a assessoria técnica para construção de 2 ferramentas informatizadas de Avaliação; Planejamento e execução de Planos de Capacitação e de programas específicos de T&D. Habilidade destacada para capacitação de líderes e desenvolvimento de times de alto desempenho. Conhecimento de técnicas e prática em R&S; Dimensionamento e controle do Quadro Quantitativo e qualitativo de Pessoal, a partir da definição dos Processos, em consonância com o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Elaboração de Planos Estratégicos (com BSC) e acompanhamento dos Planos de Ação decorrentes. Habilidade para utilização do Ciclo PDCA; Conhecimento de sistemáticas de acompanhamento dos resultados: definição de indicadores e construção de painéis p/ aferição de metas e resultados; Capacidade para definir os fluxos dos processos para atender à estratégia formulada. Padronização de procedimentos e confecção de manuais organizacionais; Experiência em planejamento e acompanhamento da execução do Orçamento de Pessoal; Liderança de processos administrativos afeitos à infraestrutura e suporte à atividade empresarial; Amplos conhecimentos em endomarketing e táticas de comunicação interna; Vivência internacional como participante de intercâmbio, voluntária do Rotary e empresária do setor.
Wilson Marques Silva Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Engenharia dos Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Fiscal de Obras e Gestor de Contratos da UFG. Consultor e projetista de Instalações Prediais Hidrossanitárias e Sistema de Combate ao Incêndio. Professor de graduação e Pós graduação.
Yassuo Imai Segundo Graduado em Administração de Empresas, pela Fundação Octacílio Gualberto (2006). Atualmente é consultor de empresas sênior - Imai Empresas - Especialistas em Logística e professor da Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística, Planejamento da Demanda, Gestão de Centros de Distribuição e Alta Performance no Supply Chain.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Será considerado aprovado o aluno que cumprir as seguintes exigências:

Aproveitamento de, no mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;

Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;

Cópia Autenticada do RG, CPF, Título de eleitor;

Duas fotos 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
Engenharia Clínica
Software UFC: Especialização em Infraestrutura Urbana, Perícia e Auditoria Ambiental
Palavra do Coordenador Fausto Carraro | Desempenho de Edificações
Palavra do Coordenador Ricardo Maranhão | Engenharia Clínica
Palavra do Coordenador Nélio Fleury | Engenharia de Segurança do Trabalho
Palavra do Coordenador Nélio Fleury - Engenharia de Energia
Palavra do Coordenador Ana Cristina Rodovalho
Palavra do Coordenador Nelson Siqueira Neto
Trincas em Imóveis | Dicas RTG
Economia de Energia | Dicas RTG
Ademaldo Cabral em
Amanda Beatriz indica | RTG Especialização
Eng. Fábio Julian (SANEAGO) | RTG ESPECIALIZAÇÃO
Phellipe Paiva indica | RTG Especialização
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 600 Horas
PRÉ-INSCRIÇÃO