Especialização em Genética Médica e Biologia Molecular | RTG Especializações
Pós-Graduação
Especialização em Genética Médica e Biologia Molecular | RTG Especializações   A definir Especialização em Genética Médica e Biologia Molecular
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Corpo docente altamente capacitado no campo teórico/prático;

Titulação do corpo docente com mestres, doutores e PhDs;

Ementa contextualizada ao mercado de trabalho;

Conteúdo dinâmico e caracterizado com as inovações no campo da pesquisa científica;

Validação da Sociedade Brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde);

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

-  Fornecer sólida formação aplicada aos conceitos fundamentais da genética médica e biologia molecular, assim como capacitar os profissionais a compreenderem as novas estratégias e ferramentas utilizadas no diagnóstico molecular e biotecnológico aplicado.

- Propiciar conhecimento teórico/prático sobre fundamentos da genética médica e biologia molecular;

- Fornecer informação altamente atualizada e detalhada sobre as aplicações da genética e biologia molecular na saúde;

- Contribuir para o crescimento do número de profissionais que consigam atuar e trabalhar com as novas plataformas genômicas;

- Capacitar o profissional a desenvolver habilidades na área da genética médica e biologia molecular, assim como na automação de equipamentos e última geração;

- Destacar a importância do conhecimento tecnológico como ferramenta para profissionais que estejam prontos para as necessidades do mercado.

Público-Alvo

Médicos, Biomédicos, Farmacêuticos, Biotecnólogos, Médicos Veterinários, Biólogos.

ESTRUTURA DO CURSO

Engenharia Genética: Clonagem, Expressão, Purificação e Análise Funcional de Proteínas

Tópicos especiais em Tecnologia aplicada à Saúde I – Genômica Estrutural

Aplicações da Cultura Celular na Genética

Tópicos avançados em Células Tronco e Medicina Regenerativa

Tecnologia Proteômica e suas aplicações I

Farmacogenética e Farmacogenômica

Aplicações Médicas da Genética: Interpretação de laudos de perfis genéticos

Citogenética Molecular Aplicada ao Diagnóstico Clínico e Pesquisa de Doenças Oncológicas

Polimorfismos genéticos humanos e Mutagênese: do perfil de genotipagem à análise estatística

Análises Forenses: Identificação humana, Toxicologia e Genética Forense

Terapias avançadas: Citogenômica e Nanobiotecnologia

Submissão na revista Health Applied Sciences da Editora SBC Saúde

COORDENAÇÃO
Dr. Benedito Rodrigues da Silva Neto Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), com especialização na modalidade médica em Análises Clínicas e Microbiologia (Universidade Candido Mendes - RJ). Em 2006 se especializou em Educação no Instituto Araguaia de Pós graduação Pesquisa e Extensão. Obteve seu Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (2009) e o Doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (2013) da Universidade Federal de Goiás. Pós-Doutorado em Genética Molecular com concentração em Proteômica e Bioinformática (2014). O segundo Pós doutoramento foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde da Universidade Estadual de Goiás (2015), trabalhando com o projeto Análise Global da Genômica Funcional do Fungo Trichoderma Harzianum e período de aperfeiçoamento no Institute of Transfusion Medicine at the Hospital Universitatsklinikum Essen, Germany. Seu terceiro Pós-Doutorado foi concluído em 2018 na linha de bioinformática aplicada à descoberta de novos agentes antifúngicos para fungos patogênicos de interesse médico. Palestrante internacional com experiência nas áreas de Genética e Biologia Molecular aplicada à Microbiologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Micologia Médica, Biotecnologia, Bioinformática Estrutural e Funcional, Proteômica, Bioquímica, interação Patogeno-Hospedeiro. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde) onde exerce o cargo de Diretor Executivo, e idealizador do projeto “Congresso Nacional Multidisciplinar da Saúde” (CoNMSaúde) realizado anualmente desde 2016 no centro-oeste do país. Atua como Pesquisador consultor da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG. Atuou como Professor Doutor de Tutoria e Habilidades Profissionais da Faculdade de Medicina Alfredo Nasser (FAMED-UNIFAN); Biotecnologia, Fisiologia Humana, Biologia Celular, Biologia Molecular, Micologia e Bacteriologia nos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem na Sociedade Goiana de Educação e Cultura (Faculdade Padrão). Professor substituto de Microbiologia/Micologia junto ao Departamento de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Patologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás. Atualmente o autor tem se dedicado à medicina tropical desenvolvendo estudos na área da micologia médica com publicações relevantes em periódicos nacionais e internacionais.
CORPO DOCENTE
Dr. Clayton Luiz Borges Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) pela UFG (1999), Mestrado em Biologia (Bioquímica e Biologia Molecular) pela UFG (2004) e Doutorado em Patologia Molecular de Microrganismos, pela Universidade de Brasília (2008), pós doutorado em Genômica e Proteômica em P. brasiliensis e C. gattii (2009) FINEP-GENOPROT, e pós-doutorando do programa PNPD, no modelo de P. brasiliensis (2010). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia e Genética Molecular, Genômica e Proteômica e Bioinformática. Atualmente orienta em dois Programas de Pós Graduação: Genética e Biologia Molecular (ICB - UFG) e Biologia da Relação Parasito Hospedeiro (IPTSP-UFG). Atualmente é coordenador do Programa de Pós - Graduação em Genética e Biologia Molecular – ICB/UFG.
Dr. César Sam Tiago Vilanova Costa Doutor em Biologia, na área de concentração Biologia Celular e Molecular, pela Universidade Federal de Goiás. Possui pós-doutorado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como biólogo no Laboratório de Biologia Tumoral do Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. Participa de projetos de pesquisa financiados pela FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Atua na área de Biologia Celular e Molecular, Genética Molecular e Genética do Câncer.
Dr. Lucas Silva de Oliveira Atualmente é aluno de doutorado em Patologia Molecular pela Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Brasília (UnB). Conduz suas atividades de pesquisa no Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas, no Instituto de Ciências Biológicas da mesma instituição, tendo como objeto de estudo, o parasita causador da malária, Plasmodium falciparum, utilizando refinadas técnicas de Biologia Molecular, tais como CRISPR-Cas9, APEX-2 e label-free-mass-spectrometry-based proteomics, para elucidar mecanismos moleculares que contribuem para a invasão eritrocitária do parasita. Mestre em Medicina Tropical e Saúde Pública com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular de microrganismos patogênicos pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG (2014), tendo conduzido suas atividades experimentais no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da mesma universidade. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2011). Possui relevante experiência em genômica funcional/estrutural, espectrometria de massas (MALDI-Q-ToF-MS/MS e ESI-UPLC-MS/MS), proteômica, imunoproteômica, CRISPR-Cas9 e ensaio de proximidade APEX-2 de microrganismos patôgenicos. É membro sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Ciências Aplicadas a Saúde (SBCSaúde), ocupando a posição de primeiro secretário, sendo que a mesma instituição realiza anualmente as edições do Congresso Multidisciplinar da Saúde (CoNMSaúde)
Dr. Rodrigo da Silva Santos Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (Regional Goiás, UFG) e Líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Molecular (LPM-DGP/CNPq, Regional Goiânia, UFG) em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) à Docência e a Pesquisa. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (PPGAAS, Faculdade de Farmácia, Regional Goiânia, UFG), na área de concentração em Avaliação, Validação, Diagnóstico e Desenvolvimento de Produtos Aplicados à Saúde Humana, e na linha de pesquisa em Genética Humana e Médica. Membro da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). Biólogo (CRBio: 104680/04-D) com Doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (Depto. de Genética - FMRP-USP), e Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior pelo Chávez Lab - Grupo de Expressão Gênica em Eucariotos, Departamento de Genética (Programa PhD/Doctorado em Genética Molecular e Biotecnologia) da Universidade de Sevilla (Espanha). Pesquisador Visitante/Visiting Researcher - Scientific Training no Grupo de Bioquímica e Biologia Computacional, Departamento de Biofísica Teórica e Molecular, Institut für Biologie, Humboldt-Universität zu Berlin e Max Planck Institute for Molecular Genetics (Alemanha). Pós-Doutorado em Ciências Biológicas (PPGCB - Bioquímica e Genética - Farmacogenética) pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB-UFG). Desde o início de suas atividades científicas, tem se dedicado ao estudo da organização genômica, regulação da expressão gênica e metabolismo em eucariotos - Genômica estrutural, funcional e comparativa. Na UFG, atua como docente e pesquisador nas áreas de Genética, Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Genética Humana e Médica. Possui interesse nos temas: (i) Neurogenética - Bases Moleculares das Doenças Neurodegenerativas (Ex. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)) (ii) Bases Moleculares do Diabetes Mellitus e suas Complicações.
Dra. Aline Helena da Silva Cruz Graduada em Ciências Biológicas pela UFG, mestrado em Biologia (Concentração em Biologia celular e molecular) pela UFG, doutorado em Ciências Biológicas (concentração em Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, doutorado sanduíche no departamento de genética da "Universidad de Sevilla" - Espanha, Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFG, atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica.
Dra. Aliny Pereira de Lima Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Goiás, mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás, e doutora em Ciências Biológicas. Possui conhecimento prático na área de Biologia, com ênfase em Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo celular, mecanismos de morte celular, expressão gênica, mutagênese ambiental e genética do câncer.
Dra. Angela Adamski da Silva Reis Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Líder do Grupo de Pesquisa em Patologia Molecular (LPM-PATOMOL-ICB-Diretório CNPq). Professora Orientadora do Núcleo Permanente no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (ICB-UFG), Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (Faculdade de Farmácia-UFG) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina-UFG). Possui graduação em Ciências Biológicas (Biomedicina) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração: Genética) e Doutorado em Ciências Biológicas (área de concentração: Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente trabalha com doenças crônicas: Diabetes e complicações microvasculares / Genética de Doenças Neurodegenerativas: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Dra. Jessica Barletto de Sousa Barros Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC , Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (bolsista pela CAPES) e doutoranda no Programa de Genética e Biologia Molecular da UFG, bolsista CAPES.Foi bolsista de Iniciação Científica com experiência na área de Imunologia, Virologia, Fisiologia e Patologia. Atuou na área laboratorial no Laboratório Clínico da PUC, no Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Município de Sinop e Laboratório de Análises Clínicas Med-Odonto Brasil Sá, com atribuições referentes a recepção, atendimento ao paciente, coleta de materiais biológicos, separação de materiais, realização de exames laboratoriais nas seções de Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Líquidos Corporais, Parasitologia, Microbiologia e Hormônios, Organização Laboratorial e Controle de Qualidade. Foi membro da Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue, LAHEMBS. Participou de pesquisas científicas no IPTSP - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, relacionadas principalmente ao sistema imunitário e o Zika vírus, com experiência em extração de RNA e PCR Real Time. Atualmente, atua no Laboratório de Patologia Molecular da Universidade Federal de Goiás, com pesquisas genéticas em hepatites virais.
Dra. Mônica de Oliveira Santos Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Microbiologia trabalhando com bactérias e fungos da Microbiota Humana. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pelo ICB da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde estudou enzimas de fungos patogênicos. Doutorado em Patologia Molecular com aplicação em Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), onde estudou a clonagem, expressão e caracterização de enzimas de fungos patogênicos através de clonagem e expressão heteróloga em bactérias. Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG, onde estudou a qualidade de vida e qualidade da água de duas comunidades Quilombolas em Goiás. É revisora de várias revistas científicas e editora chefe das Revistas "Saúde & Ciência em Ação" (ISSN 2447-9330) e "Applied Health Sciences" (ISSN 2595-8046). É presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Aplicadas a Saúde (SBCSaúde). Possui experiência laboratorial em técnicas de Bioquímica e Biologia Molecular; Gestão, produção e análise de projetos científicos; Genética, Bioquímica, Metabolismo Humano e Coach em Saúde e Educação.
Dra. Sheyla Maria Rondon Caixeta Bonfim Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica -Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), Especialização em Saúde Pública-UNAERP, Mestrado em Biologia na área de concentração em Biologia Celular e Molecular- Universidade Federal de Goiás (2005) e Doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública noPrograma de Pós-Graduação em Medicina Tropical-Universidade Federal de Goiás (2014).
Dra. Symone Vitoriano da Conceição Castro Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2009), Especialização em Docência Universitária pela Unifan (2010) e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2012). Realizou seus estudos de doutorado com foco em fatores moleculares reguladores da Hematopoiese normal e leucemias, pela Universidade Duisburg-Essen na Alemanha (julho-2019). Possui experiência na área de Biologia Molecular com ênfase em leucemias.
Ma. Raquel Vaz Resende Papiloscopista Policial - Classe especial - da Policia Civil de Goiás. Biomédica e Mestra em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professora da Escola Superior Policia Civil de Goiás. É uma das autoras do livro Peritos em Papiloscopia e Identificação Humana. Lecionou no curso de formação de papiloscopistas policiais da Policia Civil de Goiás em 2016. Atuou na Força Nacional de Segurança Pública em 2013/2014. Ministrou aula no curso de Formação para Médicos Legistas, Peritos Criminais e Papiloscopistas da Perícia Oficial de Alagoas. Foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás - FAPEG. Foi Coordenadora do Departamento Científico do Instituto de Identificação de Goiás. Vice- presidente da CIPA (Comissão de Interna de Prevenção de Acidentes) do Instituto de Identificação em 2012. Palestrante do programa: Polícia Científica a Serviço da Sociedade". Foi bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial do CNPq - Nível 1A.
Ma. Thallita Monteiro Teixeira Atualmente, bolsista de "Doutorado Sanduíche" na Alemanha na Universität Heidelberg. Doutoranda pelo programa de Pós- Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Goiás, com o projeto intitulado "Avaliação da segurança toxicológica de protótipo antitumorais com uso de metodologias alternativas". Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás com o projeto " Estudo sobre o Polimorfismo dos genes Álcool desidrogenase (ADH) e Aldeído desidrogenase (ALDH) e a dependência do álcool em uma população da cidade do Estado de Goiás, GO". Habilitada em Biomedicina estética (Conforme Resolução No 241, de 29 de maio de 2014), pelo RTG Especialização. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como auxiliar de pesquisa do Laboratório de genética Molecular e Citogenética da Universidade Federal de Goiás e foi bolsista de PIBITI (Iniciação científica com Inovação Tecnológica) pelo CNPq de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Atuou na Genética clínica no diagnóstico de Hemoglobinopatias. Participou de projetos de pesquisa nas áreas de novos agentes antitumorais, farmacogenética e mutagênese conduzidos pelo grupo de estudo do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética da UFG. Atua na área de Biologia Celular e Molecular, Citogenética, Toxicologia e Mutagênese.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

- Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;

- Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;

- Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Formulário de Inscrição devidamente preeenchido;

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do Título de Eleitor;

Uma foto 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 480h
SAIBA MAIS