Corpo docente altamente capacitado no campo teórico/prático;
Titulação do corpo docente com mestres, doutores e PhDs;
Ementa contextualizada ao mercado de trabalho;
Conteúdo dinâmico e caracterizado com as inovações no campo da pesquisa científica;
Validação da Sociedade Brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde);
OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO
Fornecer sólida formação científica e tecnológica das novas estratégias e ferramentas utilizadas no diagnóstico e análise microbiológica, capacitando o profissional através de contato teórico/prático com os principais fundamentos da microbiologia médica assim como as inovações e novas tecnologias aplicadas à área.
Genética e Biologia Molecular de Microrganismos – Avanços em Microbiologia Médica
Bacteriologia Médica Humana e Veterinária
Bacteriologia das infecções Anaeróbicas, Micobactérias, Micoplasmas, Riquétsias e Clamídios
Virologia e Patogênese Viral
Infecções Virais Humanas e Veterinárias
Infecções Parasitárias: aspéctos clínicos e diagnóstico
Mecanismo de Ação das Drogas Antimicrobianas e bases da resistência
Métodos Moleculares no diagnóstico das Infecções Microbianas – Genômica e Proteômica
Acreditação e Automação Laboratorial
Epidemiologia Clínica das Doenças Microbianas
Aplicações Biotecnológicas e Bioprodutos em Microbiologia
Visitas Técnicas
Submissão na revista Health Applied Sciences da Editora SBC Saúde
COORDENAÇÃO
Dr. Benedito Rodrigues da Silva NetoPossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso
(2005), com especialização na modalidade médica em Análises Clínicas e Microbiologia
(Universidade Candido Mendes - RJ). Em 2006 se especializou em Educação no Instituto
Araguaia de Pós graduação Pesquisa e Extensão. Obteve seu Mestrado em Biologia
Celular e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (2009) e o Doutorado em
Medicina Tropical e Saúde Pública pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública
(2013) da Universidade Federal de Goiás. Pós-Doutorado em Genética Molecular com
concentração em Proteômica e Bioinformática (2014). O segundo Pós doutoramento
foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a
Produtos para a Saúde da Universidade Estadual de Goiás (2015), trabalhando com
o projeto Análise Global da Genômica Funcional do Fungo Trichoderma Harzianum
e período de aperfeiçoamento no Institute of Transfusion Medicine at the Hospital
Universitatsklinikum Essen, Germany. Seu terceiro Pós-Doutorado foi concluído em 2018
na linha de bioinformática aplicada à descoberta de novos agentes antifúngicos para
fungos patogênicos de interesse médico. Palestrante internacional com experiência nas
áreas de Genética e Biologia Molecular aplicada à Microbiologia, atuando principalmente
com os seguintes temas: Micologia Médica, Biotecnologia, Bioinformática Estrutural e
Funcional, Proteômica, Bioquímica, interação Patogeno-Hospedeiro.
Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde) onde exerce
o cargo de Diretor Executivo, e idealizador do projeto “Congresso Nacional Multidisciplinar da
Saúde” (CoNMSaúde) realizado anualmente desde 2016 no centro-oeste do país.
Atua como Pesquisador consultor da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de
Goiás - FAPEG. Atuou como Professor Doutor de Tutoria e Habilidades Profissionais
da Faculdade de Medicina Alfredo Nasser (FAMED-UNIFAN); Biotecnologia, Fisiologia
Humana, Biologia Celular, Biologia Molecular, Micologia e Bacteriologia nos cursos
de Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem na Sociedade Goiana de Educação e
Cultura (Faculdade Padrão). Professor substituto de Microbiologia/Micologia junto ao
Departamento de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Patologia do Instituto de
Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás.
Atualmente o autor tem se dedicado à medicina tropical desenvolvendo estudos na área da
micologia médica com publicações relevantes em periódicos nacionais e internacionais.
CORPO DOCENTE
Dr. Clayton Luiz BorgesGraduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina) pela UFG (1999), Mestrado em Biologia (Bioquímica e Biologia Molecular) pela UFG (2004) e Doutorado em Patologia Molecular de Microrganismos, pela Universidade de Brasília (2008), pós doutorado em Genômica e Proteômica em P. brasiliensis e C. gattii (2009) FINEP-GENOPROT, e pós-doutorando do programa PNPD, no modelo de P. brasiliensis (2010). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia e Genética Molecular, Genômica e Proteômica e Bioinformática. Atualmente orienta em dois Programas de Pós Graduação: Genética e Biologia Molecular (ICB - UFG) e Biologia da Relação Parasito Hospedeiro (IPTSP-UFG). Atualmente é coordenador do Programa de Pós - Graduação em Genética e Biologia Molecular – ICB/UFG.
Dra. Aline Helena da Silva CruzGraduada em Ciências Biológicas pela UFG, mestrado em Biologia (Concentração em Biologia celular e molecular) pela UFG, doutorado em Ciências Biológicas (concentração em Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, doutorado sanduíche no departamento de genética da "Universidad de Sevilla" - Espanha, Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Fisiológicas da UFG, atuando na área de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular e Bioquímica.
Dra. Aline Raquel VoltanGraduada em Biomedicina pelo Centro Universitário de Araraquara (2004). Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Mestrado (2008) e Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado (2013) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutora em Ciências Biológicas - Laboratório de Enzimologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Microbiologia, Imunologia, Bioquímica e Saúde Pública da Faculdade de Medicina-Campus Aparecida da Universidade de Rio Verde (UniRV).
Dra. Jessica Barletto de Sousa BarrosBiomédica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura - FABEC , Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (bolsista pela CAPES) e doutoranda no Programa de Genética e Biologia Molecular da UFG, bolsista CAPES.Foi bolsista de Iniciação Científica com experiência na área de Imunologia, Virologia, Fisiologia e Patologia. Atuou na área laboratorial no Laboratório Clínico da PUC, no Laboratório Municipal de Análises Clínicas do Município de Sinop e Laboratório de Análises Clínicas Med-Odonto Brasil Sá, com atribuições referentes a recepção, atendimento ao paciente, coleta de materiais biológicos, separação de materiais, realização de exames laboratoriais nas seções de Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Líquidos Corporais, Parasitologia, Microbiologia e Hormônios, Organização Laboratorial e Controle de Qualidade. Foi membro da Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue, LAHEMBS. Participou de pesquisas científicas no IPTSP - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, relacionadas principalmente ao sistema imunitário e o Zika vírus, com experiência em extração de RNA e PCR Real Time. Atualmente, atua no Laboratório de Patologia Molecular da Universidade Federal de Goiás, com pesquisas genéticas em hepatites virais.
Dra. Mônica Santiago BarbosaGraduada em Biomedicina e mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Biotecnologia de microrganismo. Atualmente desenvolve projetos utilizando ferramentas da biotecnologia no estudo da bactéria patogênica humana Helicobacter pylori, com artigos publicados em revistas científicas e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Goiás
Dra. Mônica de Oliveira SantosFormada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Microbiologia trabalhando com bactérias e fungos da Microbiota Humana. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pelo ICB da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde estudou enzimas de fungos patogênicos. Doutorado em Patologia Molecular com aplicação em Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), onde estudou a clonagem, expressão e caracterização de enzimas de fungos patogênicos através de clonagem e expressão heteróloga em bactérias. Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG, onde estudou a qualidade de vida e qualidade da água de duas comunidades Quilombolas em Goiás. É revisora de várias revistas científicas e editora chefe das Revistas "Saúde & Ciência em Ação" (ISSN 2447-9330) e "Applied Health Sciences" (ISSN 2595-8046). É presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Aplicadas a Saúde (SBCSaúde). Possui experiência laboratorial em técnicas de Bioquímica e Biologia Molecular; Gestão, produção e análise de projetos científicos; Genética, Bioquímica, Metabolismo Humano e Coach em Saúde e Educação.
MSc. Lorena da Motta SilvaGraduação em Biomedicina. Mestre pelo departamento de Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina/UFG. Experiência há mais de 6 anos em Docência Superior. Experiência em Docência em Pós-Graduações de Análises Clínicas e Ciências Biológicas. Experiência em Metodologia Ativa para o Curso de Medicina. Experiência em Cursos de Extensão em Ciências Biológicas e Forenses.
MSc. Érika Carvalho de AquinoMestre em Medicina Tropical e Saúde Pública, na área de concentração Epidemiologia, pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG. Graduada em Odontologia pela UFG. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e Especialista em Análise de Situação de Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Possui conhecimento em Bioestatística, incluindo experiência com os pacotes estatísticos Stata e R.
Ma. Marília Araújo SilvaTem experiência na área de Nutrição (Alimentação e Saúde Coletiva) e Gastronomia. Especialista em Gestão de
Unidades de Alimentação e Nutrição. Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos. É responsável técnica do
Programa Nacional de Alimentação Escolar lotada na Secretaria de Educação e Cultura do município de Aparecida de
Goiânia. Atualmente, além de nutricionista e professora, atua como formadora na parte de gestão e programas do
governo federal.
Ma. Thallita Monteiro TeixeiraAtualmente, bolsista de "Doutorado Sanduíche" na Alemanha na Universität Heidelberg. Doutoranda pelo programa de Pós- Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal de Goiás, com o projeto intitulado "Avaliação da segurança toxicológica de protótipo antitumorais com uso de metodologias alternativas". Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás com o projeto " Estudo sobre o Polimorfismo dos genes Álcool desidrogenase (ADH) e Aldeído desidrogenase (ALDH) e a dependência do álcool em uma população da cidade do Estado de Goiás, GO". Habilitada em Biomedicina estética (Conforme Resolução No 241, de 29 de maio de 2014), pelo RTG Especialização. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como auxiliar de pesquisa do Laboratório de genética Molecular e Citogenética da Universidade Federal de Goiás e foi bolsista de PIBITI (Iniciação científica com Inovação Tecnológica) pelo CNPq de janeiro de 2011 a dezembro de 2013. Atuou na Genética clínica no diagnóstico de Hemoglobinopatias. Participou de projetos de pesquisa nas áreas de novos agentes antitumorais, farmacogenética e mutagênese conduzidos pelo grupo de estudo do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética da UFG. Atua na área de Biologia Celular e Molecular, Citogenética, Toxicologia e Mutagênese.
Ms. Valéria de Oliveira Mendes ZanonGraduada em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização e Mestrado em Ciências da Saúde - Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás.
SAF E PRÉ-REQUISITOSSAF - Sistema de Avaliação e Frequência
Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Pré-requisitos para a InscriçãoAtravés de formulário próprio acompahado de :
Formulário de Inscrição devidamente preeenchido
Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de graduação;