Nutrição Personalizada com Ênfase em Genômica Nutricional e Microbiota | RTG Especializações
Pós-Graduação
Nutrição Personalizada com Ênfase em Genômica Nutricional e Microbiota | RTG Especializações 18 Out 2019 Nutrição Personalizada com Ênfase em Genômica Nutricional e Microbiota
PRÉ-INSCRIÇÃO
DIFERENCIAIS

Docentes renomados nacionalmente e internacionalmente na área da nutrição, sendo alguns autores de livros e de artigos científicos publicados em revistas de relevância na área, e demais profissionais de sucesso em suas áreas de atuação;

Primeira pós-graduação presencial em Goiânia a oferecer temas na área de genômica nutricional e microbiota;

Aula Prática de preparações alimentares para modulação de microbiota intestinal;

Abordagem detalhada de aspectos bioquímicos e metabólicos na saúde e na doença e na prática de exercício físico;

Aulas de temas que possibilitam o atendimento personalizado ao paciente: fitoterapia, nutrição comportamental, alimentos funcionais.

OBJETIVOS E PÚBLICO-ALVO

Proporcionar subsídios teóricos e práticos aos profissionais da saúde que atuam na área da nutrição, saúde e qualidade de vida, capacitando-os para atuar no atendimento personalizado ao paciente, levando em consideração suas características genéticas e microbiota intestinal. Os profissionais serão também capacitados a aplicar estratégias de modulação da microbiota intestinal, aplicação da genômica nutricional e da fitoterapia, além de compreender os aspectos relacionados ao metabolismo e comportamento alimentar dos indivíduos.

Curso estruturado principalmente para nutricionistas. Profissionais de outros cursos superiores que visam a saúde e qualidade de vida também serão capacitados na compreensão metabólica e funcional de seu organismo, melhorando significativamente sua performance em atividades diárias. Receberão formação em nutrientes, nutracêuticos, nuticosméticos e fitoterápicos e poderão utilizar esse conhecimento conforme as determinações de seu respectivo Conselho de Classe.

Como a especialização em Nutrição Personalizada com Ênfase em Nutrigenômica e Microbiota pode contribuir para a formação do nutricionista?

Nossa especialização contempla duas áreas de atuação do Nutricionista, a Nutrição Clínica e a Nutrição em Esportes e Exercício Físico (Lei Federal nº 8.234/1991), ampliando e aprofundando o conhecimento do aluno nessas duas áreas fundamentais de atuação, além de subsidiar o conhecimento para que outras áreas de atuação sejam desenvolvidas. O conhecimento a respeito da Fitoterapia presente em nossa especialização contempla as resoluções, CFN nº 525/2013 e nº 556/2015 que regulamentam a prática da fitoterapia clínica por esses profissionais, atribuindo competência para prescrever plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicas como complemento da prescrição da dieta ao paciente.

A área da nutrição e qualidade de vida vem crescendo muito nos últimos anos e manter-se bem preparado e atualizado é fundamental para que o profissional se estabeleça e mantenha-se no mercado de trabalho competitivo e exigente da Nutrição Personalizada.

ESTRUTURA DO CURSO

Fundamentos da Nutrigenômica e sua Influência sobre a Saúde e a Microbiota Intestinal.

Fisiologia Intestinal e Microbioma: Taxonomia, Fisiologia e Métodos de Análise de Composição da microbiota (bactérias, fungos e vírus). [Teoria e Prática]

Biodisponibilidade de Nutrientes na Saúde e na Doença. Modulação da Permeabilidade Intestinal.

Técnicas Aplicadas à Mudança do Comportamento Alimentar. [Teoria e Prática]

Microbiota Intestinal e Desenvolvimento de doenças: Obesidade, Diabetes, Doenças Cardiovasculares e Transtornos Alimentares. Estratégias de Modulação.

Microbiota Intestinal nas Doenças Intestinais: Estratégias de Modulação

Microbiota Intestinal e seu Envolvimento na Modulação de Doenças e/ou Transtornos Psiquiátricos (Transtorno da Ansiedade Generalizada, Depressão, Autismo).

Microbiota Intestinal e Estratégias de Modulação na Gestação, na Infância e Idade Adulta.

Microbiota Intestinal e Exercício Físico: Estratégias para Aumento de Performance para Atletas e não Atletas. [Teoria e Prática]

Estratégias Nutricionais Personalizadas para Melhorar a Saúde da Microbiota Intestinal. [Aula teórica e prática: Elaboração de Preparações com Prebióticos e Probióticos].

Aplicação da Nutrigenômica na Obesidade, Diabetes, Doenças Cardiovasculares e Doenças e/ou Transtornos Psiquiátricos.

Aplicação da Nutrigenômica na Prescrição de Exercícios Físicos, Suplementos e Fitoterápicos para a Qualidade de Vida. [Teoria e Prática]

Aplicação da Nutrição Funcional na Saúde e na Doença. Modulação da Microbiota após Tratamentos Inflamatórios, Infecciosos e Pós Cirúrgicos.

Aspectos Neuroendócrinos e Neuroquímicos do Consumo Alimentar.

Obesidade e Síndrome Metabólica: Análise de Aspectos Diferenciais.

Fisiologia Humana Aplicada a Nutrição Clínica (Análise de Exames Laboratoriais, Avaliação Nutricional, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral).

Nutrição Personalizada: Fisiologia e Fitoterapia Aplicadas a Nutrição Esportiva e Estética.

Nutrição Personalizada: Fisiologia e Fitoterapia Aplicadas às Desordens e/ou Doenças Imunológicas, Inflamatórias e Obesidade.

MÓDULOS EXTRAS: 96 horas

1. Farmacologia e Interações dos Nutrientes, Nutracêuticos, Nutricosméticos e Fitoterápicos no Organismo I;

2. Farmacologia e Interações dos Nutrientes, Nutracêuticos, Nutricosméticos e Fitoterápicos no Organismo II;

3. Nutrição Personalizada: Fisiologia e Fitoterapia Aplicadas a Desordens Cardíacas, Hormonais e Neurológicas.

4. Nutrição Personalizada: Fisiologia e Fitoterapia Aplicadas ao Rejuvenescimento e Estética.

* Título Dupla Certificação: Especialista em Nutrição Personalizada com Ênfase em Nutrigenômica, Microbiota e Fitoterapia – 528 horas

COORDENAÇÃO
Dra. Mônica de Oliveira Santos Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Microbiologia trabalhando com bactérias e fungos da Microbiota Humana. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pelo ICB da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde estudou enzimas de fungos patogênicos. Doutorado em Patologia Molecular com aplicação em Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), onde estudou a clonagem, expressão e caracterização de enzimas de fungos patogênicos através de clonagem e expressão heteróloga em bactérias. Pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG, onde estudou a qualidade de vida e qualidade da água de duas comunidades Quilombolas em Goiás. É revisora de várias revistas científicas e editora chefe das Revistas "Saúde & Ciência em Ação" (ISSN 2447-9330) e "Applied Health Sciences" (ISSN 2595-8046). É presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Aplicadas a Saúde (SBCSaúde). Possui experiência laboratorial em técnicas de Bioquímica e Biologia Molecular; Gestão, produção e análise de projetos científicos; Genética, Bioquímica, Metabolismo Humano e Coach em Saúde e Educação.
CORPO DOCENTE
Aline Corado Gomes Nutricionista Doutora em Ciências da Saúde pela UFG, Mestre em Nutrição e Saúde pela UFG e Pesquisadora do Laboratório de Avaliação em Nutrição Clínica e Esportiva (LABINCE-UFG). Coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Paulista - Campus Goiânia. Professora adjunta dos cursos de Estética, Nutrição e Enfermagem da Universidade Paulista. Docente de cursos de pós -graduação em Estética, Nutrição Clínica e Esportiva
Cláudia Cantelli Daud Bordin Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás; Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional pelo Ganep; professora e responsável pelo estágio em Nutrição clínica do curso de Nutrição da Universidade Paulista
Cristiane Cominetti Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunto 4 na Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPG-NUT) da UFG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS) da UFG. Foi subcoordenadora e coordenadora pro-tempore do PPG-NUT (2012-2013). Atual vice-coordenadora do PPG-NUT (2017-2019). É organizadora, em conjunto com a profa. Dra Silvia M. F. Cozzolino, do livro Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição:nas Diferentes Fases da Vida, na Saúde e na Doença; e do livro Genômica Nutricional: dos Fundamentos à Nutrição Molecular. É líder do grupo de pesquisa Genômica Nutricional e Alterações Metabólicas Relacionadas às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.
Flávia Campos Corgosinho Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2009), aperfeiçoamento em nutrição aplicada à estética pelo Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde(2009). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.Doutora em Ciências pela UNIFESP - Doutorado Sanduíche pela Università Pollitecnica delle Marche (bolsista da CAPES Processo - 12880-12-4). Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Membro permanente do Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Obesidade (GEO); Pesquisadora do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício; Pesquisadora da Fisiologia da Nutrição - UNIFESP; Coordenadora da nutrição clínica do Telessaúde Goiás.
João Felipe Mota Professor do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Ciências pela UNIFESP. Pós-doutorado pela University of Alberta, Human Nutrition Research Unit. Mestre em Patologia pela Faculdade de Medicina - UNESP. Especialista em Cuidados Nutricionais do Paciente e Desportista e Especialista em Bioquímica Nutricional e Dietética pela pela Faculdade de Medicina - UNESP. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Nutrição e Saúde e Ciências da Saúde da UFG.
Lorena Lopes Curado Doutorado em andamento em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goás, Mestre em Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás, especialista em Fisiologia do Exercício CEAFI-PUC/GO (2012), graduada em Educação Física pela Unievangélica Anápolis (2010). Professora da Fundação Integrada de Mineiros com principais linhas de pesquisa em exercício físico e doenças crônicas degenerativas
Maria Aderuza Horst Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002). Doutorado (2007) e pós doutorado (2008 e 2009) em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), pós doutorado (2010 a 2014) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), área de Ciências Biológicas no laboratório de Biologia Molecular do Câncer. Atualmente é professora adjunto I na Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professora permanente do programa de pós graduação Nutrição e Saúde. É organizadora do livro Genômica Nutricional: dos Fundamentos à Nutrição Molecular;. É líder do grupo de pesquisa Genômica Nutricional e Alterações Metabólicas Relacionadas às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.
Natália Menezes Silva Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás em 2013. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG) - área de Genômica Nutricional. Mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da UFG - área de Segurança Alimentar e Nutricional (2016). Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Paschoal - Universidade Cruzeiro do Sul (2016). Docente do curso de Nutrição da Universidade Paulista - Unip e no Instituto Unificado de Ensino Superior - Faculdades Objetivo. Atuação como docente nas áreas de Saúde Pública e Educação Alimentar e Nutricional. Participação em pesquisas nas áreas de Genômica Nutricional, Análise Físico-química e Microbiológica de Alimentos e Saúde Pública. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008) com docência na área.
Patrícia Borges Botelho Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alfenas- MG (2006), Mestrado e Doutorado em Ciências dos Alimentos- Nutrição experimental pela Universidade de São Paulo-USP (2009 e 2012). Atualmente é Professora Adjunto C, nível I do Departamento de Nutrição da Faculdade Ciências da Saúde da UnB. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da UFG e de Nutrição humana da UnB. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição e Nutrição Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentos com alegação de funcionalidade e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis; Estudo de compostos bioativos com ação antioxidante para uso em alimentos ou para suplementação dietética, vitamina D e suas funções na manutenção da saúde.
Rochelle Sobral de Assis Vasconcelos Lima Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2018). Pós-graduada em Nutrição aplicada à estética pelo Instituto Ana Paula Pujol (2013), Camboriú - SC. Pós-graduanda em transtornos alimentares e obesidade pela Universidade de Fortaleza (2016). Graduada em Ciências da Nutrição pela Universidade de Fortaleza (2011). Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis/GO. Formação em Mindifulness-Based Eating Awareness Training (MB-EAT) Professional Training pela Mindful Eating Training.Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em: comportamento alimentar, transtornos alimentares e obesidade.
Rávila Graziany Machado de Sousa Nutricionista (CRN1 5201) pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (2008), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2010), Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2014) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2014-2018). Docente em cursos de graduação desde o ano de 2009. Atualmente, professora adjunta de cursos de graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário UniEvangélica. Atuante em grupos de pesquisa científica nos seguintes temas: avaliação nutricional, antropometria e doenças crônicas não-transmissíveis. Busca cada vez mais o aperfeiçoamento profissional para efetivar as ações no âmbito da saúde e nutrição.
Sáskia Ribeiro Vaz Nutricionista Clínica, Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás, Especialista em Urgência e Emergência (Hospital das Clínicas - UFG) e aluna especial do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Atualmente nutricionista no Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia (HUAPA).
Vanessa Roriz Ferreira de Abreu Nutricionista; Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior; Mestrado em Nutrição e Saúde (FANUT UFG); Doutorado em Ciências da Saúde (FM UFG).
Vivian Costa Resende Cunha Nutricionista. Doutoranda em Psicologia com foco em comportamento alimentar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Mestre em Ciência da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Pós-Graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (FANUT/UFG). Docente de graduação e pós-graduação. Ministra cursos e palestras e atua na clínica (atendimento nutricional), ambos com foco em nutrição clínica, esportiva e comportamento alimentar.
Yara Lúcia Marques Maia Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Universidade Católica de Goiás (2004), especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2002) e Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Atualmente é professora da Faculdade Estácio de Sá de Goiás e da Universidade Paulista - UNIP Campus Flamboyant; Professora de Pós-Graduação da PUC-GO, Faculdade Osvaldo Cruz e UNIUBE (IEPG) e consultora técnico-científica.
SAF E PRÉ-REQUISITOS SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

SAF - Sistema de Avaliação e Frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;

Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina; Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para a Inscrição Através de formulário próprio acompahado de :

Cópia Autenticada do Histórico e Diploma de Graduação;

Cópia Autenticada do RG;

Cópia Autenticada do CPF;

Cópia Autenticada do Titulo de Eleitor;

Duas fotos 3x4;

Comprovante de Endereço;

Currículo;

PALAVRA DO COORDENADOR
VÍDEOS RELACIONADOS
 
 
DURAÇÃO E INVESTIMENTO
Carga horária: 432 Horas
SAIBA MAIS