A vistoria é uma ação preventiva indispensável, tanto nas obras quanto nas edificações. A mesma deve ser realizada periodicamente para que assim possam ser detectados, identificados e resolvidos potenciais problemas que causam o mau andamento da obra ou comprometa o bem-estar daqueles que habitam na edificação.
A ausência de vistorias e de manutenções preventivas podem ocasionar em situações desconfortáveis e até graves, para aqueles que estiverem próximos à edificação. Por exemplo, nessa semana um prédio de três pavimentos, em Fortaleza, inclinou devido as suas colunas terem cedido.
Quem realiza a Vistoria?
A realização de vistorias em obras deve ser realizada, obrigatoriamente, por um engenheiro civil ou arquiteto, devidamente registrados em seus respectivos conselhos, Crea e Cau. Esses profissionais tem a capacidade de identificar possíveis problemas, como: desnivelamento de janelas, pisos e portas, eflorescência, entre outros.
A Manutenção preventiva é de suma importância para a conservação da edificação, é importante lembrar sobre a vida útil dos materiais de uma casa, por exemplo. Uma pintura que ultrapassa seu tempo de vida útil pode gerar eflorescência.
Para auxiliar o profissional na vistoria de edificações em concreto armado, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural – ABECE, preparou um material de check list para esse momento. Confira aqui.
Essa é uma área muito potencial para engenheiros e arquitetos. O RTG Especialização oferece a Pós-graduação em Auditoria, Avaliações, Patologias e Pericias. O profissional que se especializa nessa pós estará qualificado a elaborar laudos técnicos e terá amplo conhecimento da Norma NBR 15575.