RTG NEWS  
Criolipólise de Placas – a evolução no congelamento da gordura | RTG Especializações

Criolipólise de Placas - a evolução no congelamento da gordura

A criolipólise consiste em ocasionar a morte dos adipócitos por apoptose através do frio intenso (-11oC), ocasionando um resfriamento celular. Com isso, os lipídios encontrados no citoplasma sofrem uma mudança estrutural, assumindo um formato conhecido como fractal, e passam a não ser mais reconhecidos pelo corpo, sendo eliminados através de uma resposta inflamatória equilibrada que pode durar até 90 dias.

Como a mudança conformacional do triglicerídeo é irreversível, este não é mais reconhecido como fonte de energia, assim não haverá necessidade de metabolização hepática da gordura e nem do seu transporte através da corrente sanguínea, o que garante que os níveis séricos de triglicerídeos e colesterol permaneçam inalterados, bem como que o funcionamento do fígado seja mantido normal.

Criolipólise de Placas

A criolipólise de placas foi desenvolvida para maximizar os efeitos da Criolipólise de sucção. O equipamento contém 4 placas de resfriamento combinadas com uma corrente de bioativação celular, muscular e dérmica .

Por não ter sucção, esta criolipólise é indicada para tratar abdomens com hérnia umbilical e com diástase sem risco de intercorrência de aumentar o grau das mesmas; usada para lateral de coxas e papada, pois se adequa ao modelamento corporal e facial sem causar dor ao cliente; e é também uma boa proposta para o tratamento de pregas com pouco tecido adiposo (menos de 2 cm) e flacidez presente, pois além da perda gradual da gordura esta técnica demonstrou melhora do tônus tecidual.

Corrente de bioativação

A corrente de bioativação é uma corrente continua, polarizada, intervalada e com liberação de energia em trens de pulsos, controlando assim sua transmissão tanto em modo contínuo quanto em modo pulsado.

Quando é realizado no modo continuo, o estimulo desta corrente submete a musculatura a micro espasmos que desencadeiam o aumento da taxa de difusão celular e troca de fluidos auxiliando na eliminação de toxinas, além do aumento da circulação sanguínea e linfática, gerando reperfusão tecidual. No modo pulsado, há um aumento do desequilíbrio iônico da membrana adipocitária ocasionando, consequentemente, o aumento da lipólise, esvaziando os adipócitos mais profundos que não sofreram morte celular pela criolipólise.

Na derme, o estímulo elétrico causa a retração de fibras por meio de mudança da permeabilidade na membrana plasmática do fibroblasto, provocando o aumento do metabolismo celular com consequente síntese de colágeno e elastina, melhorando o tônus tecidual.

Vantagens da técnica

A nova criolipólise de placas permite o uso em pessoas que apresentam Hérnia umbilical, diástase abdominal, intensa flacidez tissular e áreas com gorduras compactas, como as coxas laterais.

Apesar de não ter sucção, esta tecnologia consegue obter o resultado desejado com um número maior de sessões, porém no mesmo tempo de resposta da criolipólise convencional. Suas aplicações variam de 1 a 6 sessões semanais. Os primeiros resultados já são notados a partir da primeira semana após o tratamento. É Ideal para todas as épocas do ano, pois não edemacia o tecido nem deixa hematomas.

Bibliografia

Manstein D, Laubach H, Watanabe K, Farinelli W, Zurakowski D, Anderson RR. Selective cryolysis: a nivel method of noninvasive fat removal. Lasers Surg Med 2008;40:595–604.
Nelson AA, Wasserman D, Avram MM. Cryolipolysis for reduction of excess adipose tissue. Semin Cutan Med Surg. 2009; 28(4): 244-9.
Sasaki GH, Abelev N, Tevez-Ortiz A. Noninvasive selective cryolipolysis and reperfusion recovery for localized natural fat reduction and contouring. Aesthet Surg J. 2014;34(3):420-431.

*Artigo por Dr. Gabriel Machado e Raphaella Paula
 
 
REVISTA RTGNEWS A RTG NEWS reúne conteúdo e estudos de caso sobre as várias vertentes da Engenharia na atualidade.
Criolipólise de Placas – a evolução no congelamento da gordura | RTG Especializações
CATEGORIAS Saneamento   Eventos   Notícias   Palestras  
Mais Notícias