A Genética e a Biologia Molecular desenvolveram-se rapidamente e novas tecnologias de manipulação e análise de DNA surgiram, no final do século XX e início do século XXI. A partir disso, segundo Hermes Padini, testes genéticos moleculares têm sido desenvolvidos para o diagnóstico de doenças e transtornos hereditários, doenças crônicas como câncer e para a investigação de doenças neurológicas. Essa ampla aplicação tem atraído a atenção da população em geral e dos profissionais de saúde, e em consequência o aumento de demanda.
Quem pode fazer essa especialização?
Os profissionais aptos a ingressarem na especialização em Genética Médica e Biologia Molecular, são: Médicos, Biomédicos, Farmacêuticos, Biotecnólogos, Médicos Veterinários e Biólogos.
Como é a estrutura do curso?
O curso é estruturado com 480 horas. Confira alguns módulos que serão estudados ao decorrer do curso: Análises Forenses: identificação humana, toxicologia e genética forense; Terapias Avançadas: citogenômica e Nanobiotecnologia; Tecnologia proteômica e suas aplicações; Citogenética Molecular Aplicada ao Diagnóstico Clínico e Pesquisa de Doenças Oncológicas, entre outros conteúdos.
As vantagens dessa Especialização
O corpo docente é altamente capacitado no campo teórico e prático, além de serem mester, doutores e PhDs. Toda a ementa é contextualizada ao mercado de trabalho, além de um conteúdo dinâmico no campo da pesquisa científica. Os alunos ainda terão a oportunidade de validação de trabalhos pela Sociedade Brasileira de Ciências aplicadas à Saúde (SBCSaúde).