RTG NEWS  
Motivos para se Especializar em  Engenharia de Segurança do Trabalho | RTG Especializações

Motivos para se Especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho

Quando o final da graduação se aproxima os futuros profissionais já se planejam para os próximos passos. Nesse cenário, ter uma pós-graduação se tornou um grande diferencial diante o mercado de trabalho. Entre diversas opções, a pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho é bastante promissora.


Essa especialização gera boas oportunidades de crescimento profissional. Quer saber mais sobre a área? Confira esse conteúdo.


O QUE É ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO


A finalidade da engenharia de segurança do trabalho é garantir que sejam cumpridas todas as normas técnicas, a fim de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores durante o exercício de sua função.


É importante destacar a diferença na atuação do engenheiro e do técnico de segurança do trabalho. O engenheiro, possui uma formação de nível superior e pós-graduação. Assim, esse profissional é responsável por desempenhar o papel de gestão do setor. Os técnicos, realizam suas atividades orientadas pelo engenheiro.


QUAL É O MERCADO PARA O ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO?


No mercado de trabalho o profissional com essa especialização tem diversas oportunidades. O engenheiro de segurança do trabalho pode atuar em empresas de pequeno e grande porte, seja públicas ou privadas. Suas principais funções são a de liderança do setor, planejamento, fiscalização de projetos de segurança e bem-estar para funcionários.


O engenheiro é responsável por coordenar a equipe de segurança do trabalho em determinadas atividades como: elaboração de planos de prevenção de riscos, avaliação dos ambientes da empresa, execução de treinamentos, intervenção em perigos operacionais e elaboração de laudos técnicos. Além disso, é sua responsabilidade realizar o acompanhamento de funcionários que sofreram algum acidente laboral.


COMO SE ESPECIALIZAR NESSA ÁREA?


Para atuar na área de engenharia de segurança do trabalho, é preciso ter especialização, já que ela é uma habilitação nesse caso. O requisito para fazer o curso e realizar a função é ter formação superior em arquitetura ou algumas das engenharias. Essa é uma exigência prevista pela Lei nº 7410, de 1985.


É essencial se especializar em uma instituição que ofereça um corpo docente renomado, juntamente com aulas práticas aliadas a teoria. Se especialize e destaque-se no mercado de trabalho.

 
 
REVISTA RTGNEWS A RTG NEWS reúne conteúdo e estudos de caso sobre as várias vertentes da Engenharia na atualidade.
Motivos para se Especializar em  Engenharia de Segurança do Trabalho | RTG Especializações
CATEGORIAS Saneamento   Eventos   Notícias   Palestras  
Mais Notícias