RTG NEWS  
O Futuro da Energia Renovável | RTG Especializações

O Futuro da Energia Renovável

              As fontes renováveis de energia são aquelas disponíveis durante um longo prazo, através de recursos que se regeneram ou que se mantêm sempre ativos. Ou seja, as fontes de energia renováveis utiliza-se de recursos não esgotáveis.


Esses tipos de energia são variáveis, e podemos falar sobre a solar, eólica, biomassa, geotérmica, e a das ondas e a das marés. Entenda um pouco mais dessas energias não esgotáveis:


Energia Eólica


Nessa caso, a força do vento produz a energia. Através da instalação de grandes cataventos em áreas de intensa movimentação da massa de ar, as usinas eólicas conseguem o processo de ação das hélices, que movem as turbinas, acionando os geradores. A energia Eólica é limpa, abundante e com bom custo-beneficío.


Energia da Biomassa


A biomassa é qualquer matéria orgânica não fóssil. A partir da queima desse material, é gerada a energia, por isso ela é considerada renovável. Uma das importâncias dessa energia está na reutilização de materiais que seriam descartados. A biomassa é dividida em três tipos:


- Combustíveis Gasosos: São obtidos pela transformação industrial ou até natural de restos orgânicos, como o biogás e o gás metano coletado em áreas de aterros sanitários.


- Combustíveis Líquido: Etanol, biodiesel e qualquer outro líquido obtido pela transformação do material orgânico por processos químicos ou biológicos.


- Combustíveis Sólidos: Carvão vegetal, madeira e os restos orgânicos vegetais e animais.


Energia Solar


A fonte de energia solar é altamente potente e inesgotável, já que há uma grande quantidade de radiação emitida todos os dias.


A energia solar fotovoltaica é constituídas por placas que convertem a radiação solar em energia elétrica, e a térmica, que aquece a água e o ambiente. Assim, é utilizada em casas ou em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.


O prazo para retorno do investimento em energia solar é entre 4 e 5 anos. Entretanto, as vantagens financeiras dessa forma de energia está corrento riscos, já que as grandes empresas de energia estão tentando aumentar esse prazo. A Aneel, por exemplo, vem defendendo a mudança sob o argumento de que os custos dos incentivos para quem gera a própria energia acabam sendo pagos depois pelos demais consumidores.

 
 
REVISTA RTGNEWS A RTG NEWS reúne conteúdo e estudos de caso sobre as várias vertentes da Engenharia na atualidade.
O Futuro da Energia Renovável | RTG Especializações
CATEGORIAS Saneamento   Eventos   Notícias   Palestras  
Mais Notícias