RTG NEWS  
Os 7 Pecados Capitais da Engenharia de Pontes | RTG Especializações

Os 7 Pecados Capitais da Engenharia de Pontes

                       Ponte é um tipo de construção que interliga pontos não acessíveis, geralmente separados por obstáculos naturais, por exemplo rios e vales. Essas são construídas para permitir a passagem de pedestres e veículos, e são muito comuns nas cidades.


Nós já publicamos sobre os tipos de pontes, agora vamos contar para vocês sobre os 7 Pecados Capitais da Engenharia de Pontes, segundo o Eng. Civ. Me. Ricardo Ferreira.


1. Falta de Estudos e Análise de Viabilidade


A falta de estudo sobre o cenário onde será a execução de uma ponte pode acarretar em diversos transtornos ao decorrer do tempo, por isso é de suma importância uma análise de viabilidade bem detalhada antes de qualquer ação.


2. Projetos Básico e Executivo Simplista e Inconsistentes


Projetos básicos são derivados do primeiro pecado, falta de estudos e análise de viabilidade, acarretando em não conformidades com o planejado.


3. Não executar o que foi Projetado


Após estruturar o projeto de construção da ponte é essencial que se execute aquilo que foi proposto, já que partiu de analises e estudos.


4. Controle Tecnológico e Fiscalização Complacentes


Durante a execução do projeto é importante que haja controle e fiscalização para que todo o trabalho de analise, estudo, planejamento obtenha o exito e resulte uma obra segura para a sociedade.


5. Comissionamento ou Recebimento Inexistente


O recebimento da obra é a ultima etapa do processo de planejamento, execução e finalização, com segurança. O não comissionamento ou recebimento é um grande pecado.


6. Não Vistoriar e Monitorar


A vistoria e monitoramento evitam futuros problemas nessa ponte.


7. Não Realizar Manutenção


Com a vistoria e monitoramento é possível detectar inconformidades nas pontes. A partir dessa conclusão é preciso tomar medidas cabíveis para o cenário encontrado.


           Você gosta desse assunto e tem interesse em estudar essa área? A Pós-graduação Master em Engenharia de Estruturas, do RTG Especialização, conta com módulos sobre pontes e viadutos.

 
 
REVISTA RTGNEWS A RTG NEWS reúne conteúdo e estudos de caso sobre as várias vertentes da Engenharia na atualidade.
Os 7 Pecados Capitais da Engenharia de Pontes | RTG Especializações
CATEGORIAS Saneamento   Eventos   Notícias   Palestras  
Mais Notícias