RTG NEWS  
Segurança do Paciente | RTG Especializações

Segurança do Paciente

A cena dramática é rotineira nas unidades de emergência. O paciente dá entrada em condições extremas e necessita de rápido e eficiente atendimento. Nesses momentos críticos de batalhas pela vida, a tecnologia é aliada imprescindível da equipe de médicos, enfermeiros e assistentes, ao proporcionar confiança no diagnóstico e excelência nos procedimentos adotados.

O exemplo acima evidencia a importância de assegurar qualidade na aquisição, manutenção e gerenciamento do parque de equipamentos em hospitais, clínicas e laboratórios, bem como de uma equipe multiprofissional de engenheiros e técnicos bem preparados e atualizados sobre as constantes inovações, além de comprometidos com uma atenção humanizada. Trabalho que compete à engenharia clínica.

Diante desse papel fundamental, estabelecer critérios de avaliação de desempenho da engenharia clínica é garantir maior segurança e qualidade nos serviços de saúde a quem busca atendimento. Assim, constitui grande avanço o fato de três novos serviços de apoio passarem a ser contemplados no Manual de Certificação de Serviços para a Saúde - Sele de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um deles justamente a engenharia clínica (os outros são higienização e nutrição de produção e clínica).

O sela da ONA significa corresponder a padrões internacionais de exigência, pois se trata de membro da maior entidade de acreditação de serviços de saúde no mundo, a International Society for Quality in Health Care (ISQua). Ampliar o alcance dessa referência para mais áreas indispensáveis, entre as quais as de atuação do engenheiro clínico, é reconhecer que o atendimento em saúde ocorre numa rede de processos interligados.

Daí ser indispensável a qualificação também das empresas de facilities, aquelas de prestação terceirizada de serviços especializados no setor de saúde. Para isso, vai contribuir a nova edição do Manual de Certificação, que acaba de entrar em vigor, elaborado por comitê formado por profissionais da área técnica da ONA, especialistas e associações setoriais, entre elas a Associação Brasileira de Engenharia Clínica (Abeclin). Na avaliação mais rigorosa, que fortalece o compromisso das organizações de saúde com o controle de qualidade, são considerados planejamento, execução das atividades e gerenciamento.

Como parte determinante do sucesso dessa rede, a engenharia clínica tende a se aprimorar com o novo manual, o que vai acarretar maior segurança para o paciente em relação a essa área cuja relevância vem se acentuando com os contínuos avanços tecnológicos. 

Professor do RTG Eng. Ricardo Maranhão em artigo para O Popular

https://www.opopular.com.br/noticias/opiniao/opini%C3%A3o-1.146392/seguran%C3%A7a-do-paciente-1.1972987
 
 
REVISTA RTGNEWS A RTG NEWS reúne conteúdo e estudos de caso sobre as várias vertentes da Engenharia na atualidade.
Segurança do Paciente | RTG Especializações
CATEGORIAS Saneamento   Eventos   Notícias   Palestras  
Mais Notícias