Eflorescência expressa-se pelas manchas esbranquiçadas nas superfícies de paredes, ou chão. Para ajudar você a compreender exatamente o que elas são, preparamos este conteúdo.
O que causa?
A eflorescência surge em materiais porosos, por exemplo: argamassa, concreto, tijolo, cerâmica e pedras. Ela se desenvolve a partir do momento em que a água se infiltra, e dissolve sais presentes no cimento e na cal.
Os sais chegam a superfície através da evaporação da água e solidificam ao entraram em contato com o dióxido de carbono no ar, assim formam os depósitos. Esse processo químico resulta as manchas, mais comum na cor branca, que aparecem nos acabamentos.
Como impedir?
É possível evitar esse processo tomando alguns cuidados. A começar pela escolha do cimento, o tipo CP-IV é pouco poroso e mais adequado para obras expostas à água corrente. Há outras medidas que você pode tomar, por exemplo, utilizar cerâmica esmaltada e argamassa colante, realizar manutenções preventivas para trocar os rejuntes fissurados e colocar uma manta impermeável sobre o solo e sob o revestimento.
Busque se especializar
É importante se atualizar a partir das demandas do mercado de trabalho. A Especialização em Auditória, Avaliações, Patologias e Perícias, capacita você a ter conhecimentos para atuar nas áreas de pericias judiciais e extra judiciais.